Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir deste ano, com a quitação definitiva da dívida remanescente da construção da Usina de Itaipu Binacional, devem sobrar mais de R$ 2 bilhões para investimentos no Estado do Paraná e nos municípios mais impactados pela obra.

“São recursos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios paranaenses, especialmente os localizados na região Oeste do Paraná e que perderam grandes extensões territoriais com o alagamento do reservatório”, disse, na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na terça-feira (28), o deputado estadual e vice-presidente do Legislativo estadual, Marcel Micheletto, que é coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Renegociação do Tratado de Itaipu.

“Os agricultores da região Oeste entregaram áreas nobres e altamente agriculturáveis para que conquistássemos esse orgulho paranaense. Por isso, conclamo a todos: vamos discutir o assunto de forma transparente, sóbria e sem viés ideológico, para mostrar ao povo paranaense essa grande oportunidade – agora que foi quitada a dívida – de retomar o protagonismo do desenvolvimento. Diante dessa realidade, é importante dividir essa discussão com prefeitos, prefeitas e principalmente com o governo do Estado”, destacou Micheletto.

Segundo o deputado, o andamento dos trabalhos da Frente Parlamentar precisa ser muito bem conectado, sincronizado e coeso, promovendo audiências públicas e tendo como prioridade o espírito público, pois esses bilhões de reais podem irrigar o caixa dos municípios em áreas estratégicas como saúde, infraestrutura e gerar oportunidades para que estado continue sendo competitivo.

 “Junto com Itaipu, o Estado precisa dar continuidade a obras estruturantes. Itaipu pode e deve ser a mola propulsora para compensar as perdas que tivemos no passado. Por isso, nosso objetivo é ajudar o povo paranaense e trabalhar para que a usina continue fazendo obras estruturantes, tão importantes para a nossa população”, disse o parlamentar.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.