Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A posse dos membros do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas abriu ontem (25) as atividades da campanha que busca conscientizar e orientar a sociedade em relação a este crime. É a 3ª Semana Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Campanha Coração Azul, que acontece até sábado (30). O Comitê Estadual, que tem a finalidade de formular e propor diretrizes das ações governamentais de prevenção e enfrentamento a este crime, foi empossado em solenidade realizada no Palácio das Araucárias, com a participação do secretário de Estado da da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior. 

O secretário ressaltou a preocupação do Governo do Estado em mobilizar a sociedade para minimizar os efeitos desta ação ilícita, divulgando as ações para combater o crime. “A ideia é mobilizar e conscientizar para e efetivo enfrentamento desta ação tão danosa à nossa sociedade. A mobilização deve abranger, também, a administração pública e veículos de comunicação, que são ferramentas fundamentais para levar as informações para as pessoas. É a junção das forças que faz a diferença, para trazer os resultados que precisamos”, afirmou Artagão Junior. 

A diretora do Departamento de Direitos Humanos da Seju, Regina Bley, explicou que o tráfico de pessoas vai muito além do que a sociedade imagina, que é a exploração sexual. “Esta é a grande incidência, mas o problema é muito mais grave, envolve o trabalho análogo ao de escravo, tráfico para fins de remoção de órgão, adoção ilegal, casamento servil. E aqui neste comitê temos representantes de todos os poderes e da sociedade civil e juntos iremos enfrentar os desafios”. 

 À tarde, as atividades aconteceram no Centro de Socioeducação Joana Richa, com as 30 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Elas receberam palestra educativa e orientações sobre o tráfico humano. 

Para o diretor do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Pedro Ribeiro Giamberardino, essa atividade na socioeducação orienta de fato as adolescentes que cumprem medidas socioeducativa a se importarem com a situação. “É de extrema importância salientar as situações de tráfico de pessoas, pois muitas vezes essas adolescentes já se encontraram ou futuramente podem se encontrar em alguma situação vulnerável a de tráfico humano”. 

As atividades acontecem em diversas cidades do Paraná com o objetivo de ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e de instituições públicas e privadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e, assim, dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para combater o crime. 

As ações continuam na terça-feira (26) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ainda em apoio à Campanha serão iluminados de azul diversos prédios. Em Curitiba, o Palácio Iguaçu, Palácio das Araucárias, Universidade Federal do Paraná, Polícia Rodoviária Federal e a sede da Jovens com uma Missão (Jocum); em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional e a Mesquita de Foz do Iguaçu; Em Maringá, a Catedral; em Jacarezinho e Teixeira Soares, os prédios das prefeituras.

Informações AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.