Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Principal evento do Estado voltado para pequenos e médios municípios abordará a construção de novos modelos de municípios inteligentes

Já estão abertas as inscrições para o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, marcado para os dias 24 e 25 de novembro na cidade canção e inteligente, Maringá. Principal evento do Estado voltado principalmente para pequenos e médios municípios, a iniciativa promovida pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Maringá, traz como slogan “Construindo novos modelos de municípios inteligentes”.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

A programação do evento, segundo o diretor da RCD, José Marinho, contemplará temas como o uso da tecnologia na mobilidade urbana, meio ambiente, conectividade na zona rural e, principalmente, no fornecimento de subsídios às Prefeituras para o planejamento de modelos bem estruturados e adequados às necessidades para enquadramento a linhas de financiamento. “Não se faz uma cidade digital de uma hora para outra e, antes de qualquer ação, é preciso um planejamento eficiente”, acrescenta.

O Congresso é voltado para prefeitos, gestores, vereadores, empresários e demais interessados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no aprimoramento dos serviços públicos e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Em 2015, o evento promovido em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, teve como tema central o uso da tecnologia na Educação e reuniu representantes de 140 diferentes municípios.

Com um cenário novo em 2017 e renovação a partir dos governos eleitos em outubro, o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais será importante, na opinião do diretor da RCD, para aproximar prefeitos e vereadores das tecnologias capazes de transformar as localidades e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. “Será um evento estratégico para a definição de políticas públicas e ações nos municípios tendo como eixo principal a tecnologia. Não dá mais para prefeitos e vereadores ficarem na mesmice, nos mesmos discursos e não olharem a tecnologia como principal ferramenta de gestão para solucionar problemas que se arrastam por décadas”, afirma Marinho.

Fóruns Regionais

Ao longo de cada ano, a RCD foca na descentralização da informação, levando o tema e os impactos positivos do uso da tecnologia a gestores de pequenas localidades. No Estado, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, foram realizados em 2016 fóruns regionais no Noroeste (Maringá), Campos Gerais (Ponta Grossa) e Sudoeste Paranaense (Pato Branco), reunindo representantes de 100 localidades ao todo.

Além do Paraná, ocorreram eventos semelhantes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No próximo dia 15 de setembro, será a vez da Região Metropolitana de Curitiba compartilhar experiências e soluções por meio da tecnologia. O Fórum da RMC, inclusive, será a última oportunidade, antes do Congresso, na UNICESUMAR, em Maringá, dos municípios tratarem regionalmente questões relacionadas à falta de conectividade e atraso tecnológico nas administrações públicas ligadas à Assomec.

O 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais conta com patrocínio master da ENW e SAJ Procuradorias, prata da Digistar Telecomunicações e apoio de associações de municípios do Paraná.

Asimp/RCD

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.