Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni participou na quarta-feira (01) da sessão de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, representando o governador Beto Richa. A solenidade também deu início aos trabalhos do legislativo paranaense em 2017.

Rossoni destacou o importante papel dos deputados estaduais no processo de ajuste fiscal promovido pelo Estado, que permite ao Paraná atravessar a crise econômica numa situação de equilíbrio fiscal, diferente de outros estados. “Os deputados tiveram a força necessária para aprovar medidas duras, mas que foram tomadas em favor de todos os paranaenses”, afirmou, ressaltando a harmonia que há entre os poderes no Estado.

O chefe da Casa Civil disse que o ajuste das contas públicas é uma tarefa diária porque a determinação do governador Beto Richa é para que haja corte de gastos. “Estou no governo há oito meses e não teve uma semana que nós não tomamos medidas de ajustes”, disse.

Rossoni afirmou ainda que muitos não querem reconhecer a gravidade da crise nacional e a dificuldade que isso impõe ao setor público, com a queda de arrecadação. “A crise é profunda, estamos tendo queda acentuada da receita e se não agirmos com muita responsabilidade vamos cair no caos em que se encontram os outros estados”, afirmou.

De acordo com o secretário, o Paraná não cogita elevar impostos para fazer frente às despesas, principalmente para aumentar o gasto com a folha de pessoal. “Ninguém aguenta mais pagar impostos para bancar a máquina pública. Cabe ao gestor público fazer os ajustes internos e aos servidores se adequarem ao momento de dificuldades”.

Ao comentar a suspensão do reajuste do funcionalismo, Rossoni reforçou a disposição do governo para o diálogo com os servidores, mas disse que neste momento não é possível assumir novas despesas com a folha. “Quando foi possível, os servidores receberam aumentos acima da inflação. Agora, o governo não vai assumir um compromisso sem a certeza de poder honrá-lo”.

Diretoria

A nova Mesa Diretora da Assembleia é composta pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), que foi reconduzido ao cargo de presidente, tendo como 1º vice-presidente o deputado Guto Silva (PSD), como 2º vice-presidente o deputado André Bueno (PSDB), e como 3º vice-presidente o deputado Gilberto Ribeiro (PRB).

O deputado Plauto Miró (DEM) foi reeleito 1º secretário. A 2ª secretaria será ocupada pelo deputado Jonas Guimarães (PSB), a 3ª secretaria pelo deputado Wilmar Reichembach (PSC), a 4ª secretaria pelo deputado José Carlos Schiavinato (PP) e a 5ª secretaria pelo deputado Adelino Ribeiro (PSL).

Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.