Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Saíram vitoriosos estudantes de Londrina, Maringá, Arapongas, Santo Antônio da Platina, Cambé, Araucária, Quatro Barras e Francisco Beltrão

Cinco projetos consagraram-se vencedores da etapa paranaense do Prêmio Inova Senai Sesi. Apresentados no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, nos dias 9 e 10 de agosto, os 22 trabalhos que concorreram em cinco categorias foram idealizados e produzidos por alunos do Sesi e do Senai do Paraná.

Os estudantes das duas instituições receberam orientações de seus professores para atingir o nível adequado para concorrerem à premiação. A etapa nacional do projeto ocorre em Brasília, em novembro deste ano. “O Prêmio Inova Senai Sesi tem como principal objetivo incentivar e oportunizar o empreendedorismo e a inovação aos estudantes, características relevantes para o seu futuro profissional e para o crescimento da indústria”, destaca José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do Senai no Paraná.

Para a gerente de Educação Profissional do Senai no Paraná, Rosane Lara, os projetos são um exemplo da importância do trabalho em sala de aula e da prática da docência. A premiação ocorreu durante a realização da Conferência Internacional de Educação Profissional, fato também destacado por Rosane, ao lembrar que, no evento, palestrantes de vários países comentaram sobre a importância da cooperação dentro de sala de aula. "Tudo o que é construído pelos alunos, com a orientação dos professores, são exatamente soluções necessárias para a indústria, que é a nossa razão de ser enquanto Sesi e Senai", diz.

Em seu discurso após a premiação, a gerente de educação do Sesi no Paraná, Lilian Luitz, parabenizou o esforço dos alunos das duas instituições pelo desenvolvimento de projetos inovadores para a indústria. "São competências diferentes, educação básica e educação profissional que fazem a mudança do aluno", destacou, sobre o trabalho conjunto entre Sesi e Senai.

Na opinião dos avaliadores, o prêmio motiva os alunos à inovação. Pedro Luiz Fernandes, vice-presidente da Novozimes, salientou que a importância do prêmio está no incentivo às novas ideias, que fomenta o empreendedorismo nos jovens. Ele destacou o trabalho das instituições, que, segundo ele, "tiram os alunos da zona de conforto e é disso que o Brasil precisa", disse.

Dirceu Puehler, coordenador do Instituto Robert Bosch, enfatizou o mesmo fator motivador do prêmio. Ele disse ainda que, quando se fala em tecnologia, é importante que haja jovens pensando no desenvolvimento delas, e não apenas em consumi-las. "O esforço é trazer para o Paraná a indústria 4.0, que é a de conectividade, mas é preciso ter pessoas para trabalhar nessa indústria para tirá-las de grandes centros urbanos".

Os projetos vencedores em cada uma das categorias:

 

Tecnologias educacionais Senai

Ouro

Aulas e relatos – compartilhando os saberes - unidade Senai Santo Antônio da Platina

Integrantes: Maria Letícia Barbosa e Gerson Martins Esteves

Prata

Maquete leiaute canteiro de obras - unidade Senai Maringá Zona 5

Integrantes: João Matheus Ramos e Everton de Oliveira

Tecnologias educacionais do Sesi

Ouro

Sinestesia – Colégio Sesi Londrina

Integrantes: Jaqueline Pedroso Mendes e Luana Arantes Cruz

Prata

Nutribank - o jogo do instrumento didático - colégio Sesi Arapongas

Integrantes: Nathan Muriel e Diogo da Silva

Tecnologias inclusivas Senai

Ouro

Dispositivo luminoso para deficientes auditivos e sinalizador de emergência – unidade Senai Campo Largo

Integrantes: Rodrigo Biernaski e Celso Wolski

Prata

Sensor de som para veículos conduzidos por deficientes auditivos – unidade Senai Santo Antonio da Platina

Iintegrantes: Aldemir Marques e Patrick Fernando Rodrigues

Qualidade de vida Sesi

Ouro

Reutilização de pneus no isolamento termoacústico – Colégio Sesi Araucária

Integrantes: Meiriane Nico e Eduardo da Silva Julio

Prata

Maquinando água – Colégio Sesi Cambé

Integrantes: Thiago Henrique de Oliveira Albino

Tecnologias industriais Senai

Ouro

Ciclone hidráulico para limpeza de reservatório de água - unidade Senai Francisco Beltrão

Felipe Simon e Marcelo Correggio

Prata

Calcinha descartável biodegradável – unidade Senai Quatro Barras

Integrantes: Thayna Favabello e Cristiane Adão

Informações Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.