Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, fez um balanço da sua gestão à frente da entidade. Ocupando a presidência da Federação nos anos de 2021 e 2022 ele salientou as conquistas obtidas ao longo do período, bem como os desafios encontrados em busca do desenvolvimento do agronegócio e da valorização dos profissionais da área.

Segundo Clodomir, a entidade passou por vários desafios especialmente trazidos pela pandemia. Em especial, o fato da Federação, bem como das associações e profissionais vinculados terem que se adequar às reuniões de forma remota e os eventos também precisarem ser ajustados para acontecerem de forma virtual através do canal da Federação no Youtube, o Agronomia Paraná, onde estão todas as palestras e eventos.

Ele pontuou ainda a criação do Projeto Sustentabilidade, que nasceu com o propósito de fazer com que as associações e a Federação pudessem caminhar com as "próprias pernas". Através do projeto foram realizados eventos, especialmente, ao longo de 2022 em diversas cidades e regiões do Paraná trazendo debates importantes para a agricultura e para os profissionais.

"Realizamos 37 eventos em 2022. Mobilizamos entidades e profissionais para que pudessem promover ações voltadas ao desenvolvimento do agronegócio e o compartilhamento de conhecimentos. Percorremos as regiões do Paraná, com a ajuda de inúmeros parceiros, com o compromisso de fazer com que a agronomia estivesse presente ainda mais perto das pessoas", enfatizou.

Outro destaque durante a gestão foi a consolidação da Tabela de Honorários dos Engenheiros Agrônomos. Desde 2007 sem atualizações, a Tabela traz novos valores e serviços para conduzir os profissionais nas suas prestações de serviços. "A Tabela foi um documento que vai balizar serviços e valores, promovendo uma importante valorização dos engenheiros agrônomos que constantemente se aprimoram".

Clodomir salientou ainda a criação de uma agenda parlamentar, que permitiu às entidades estarem cada vez mais próximas dos agentes políticos. "Estivemos juntos em debates importantes para a categoria e o agronegócio. A criação da agenda permitiu o profissional ter uma posição de protagonismo, participando cada vez mais de assuntos que são relevantes para a área".

Neste contexto, aqui no Paraná, foi criada a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia Legislativa do Estado. A criação foi protocolada pelo Engenheiro Agrônomo e Deputado Estadual, Marcio Nunes, que tem como objetivo fortalecer as organizações e entidades de classe, instituições de ensino, empresas, profissionais registrados e estudantes.

Nos dois últimos anos, também foram criadas dentro da Federação comissões que tiveram como foco o trabalho especificamente em determinadas áreas. Entre elas, a Comissão de Comunicação e a Comissão para Revisão do Estatuto da Instituição que trouxe diversas mudanças, como a especificação sobre as eleições da entidade.

Cartas

Durante o ano de 2022, a Federação realizou o XX Congresso Paranaense dos Engenheiros, em Campo Mourão. Em 2021, a entidade já havia realizado o XIX Congresso Paranaense dos Engenheiros Agrônomos, em Toledo. De ambos os eventos, surgiram cartas com sugestões para o desenvolvimento da agricultura e também para o fortalecimento dos mais de 15 mil profissionais da área.

Entre os pontos destacados, as cartas trouxeram sugestões como: Apoiar a proposta da Política Nacional de Conservação do Solo e Água; Incentivar a implementação de laboratórios; Estimular a expansão da Assistência Técnica; Incentivar a conectividade no campo; Formação acadêmica mais alinhada com o mercado; Promover a sustentabilidade, entre outros pontos.

Comunicação

Para ampliar a rede de relacionamentos com os profissionais e dar publicidade aos eventos, a Federação colocou em prática o seu site (agronomiaparana.com.br), onde são veiculadas notícias a respeito das ações realizadas pela entidade juntamente com as Associações. A Federação também colocou em prática a utilização de uma ferramenta de mensagens instantâneas, que têm permitido aproximar ainda mais esse relacionamento.

Agroinformativo

Nos últimos dois anos, a entidade também contou com a parceria do Agroinformativo (www.agroinformativo.com), um portal que traz a relação completa de eventos ligados à Agronomia no Paraná e que são realizados durante o ano. O portal traz informações sintetizadas, permitindo inclusive que os interessados possam fazer suas inscrições.

Gestão 2021 - 2022

Fizeram parte da gestão que encerra seu ciclo em 2022, o presidente, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, o diretor de Política Profissional, Eng. Agr. Rulian Bernardi Berger, o diretor Administrativo e Financeiro, Eng. Agr. Ricardo Palma, o diretor de Relações Institucionais, Eng. Agr. Nilson Cardoso.

Já o Conselho Fiscal foi composto pelos membros efetivos, Rozenilda Romaniw Barbara, Valdimir Gnoato,  Eder Blainski, e pelos membros suplentes, Fabiula Portolan Kuczer, Josmar Neia dos Reis, Vitor Hoeflich.

Eleições

No último dia 27 de outubro, a Federação elegeu seu próximo presidente para os mandatos de 2023 e 2024. Na ocasião, foi eleito o Engenheiro Agrônomo Cesar Veronese como novo presidente da entidade. A posse acontece em fevereiro de 2023, quando haverá também uma prestação de contas da gestão passada. Além de Cesar, foram eleitos membros para o Conselho Deliberativo.

Desejo de boas atividades para a nova gestão

Clodomir enfatizou ainda os desejos de boas festas a todos e de que a próxima diretoria faça uma boa gestão à frente da Federação. "Desejamos um Ano Novo repleto de conquistas e realizações. Temos a certeza de que a próxima gestão exercerá o melhor trabalho possível em prol da nossa agronomia e dos profissionais que compõem essa tão importante carreira no Paraná", finalizou.

Rodrigo Bortot/Aimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.