Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageia na segunda-feira (dia 27) o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater) pelos 50 anos da pesquisa agropecuária no estado. Por iniciativa do deputado estadual Tercilio Turini, com apoio de outros parlamentares, o IDR vai receber Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa em reconhecimento ao salto de qualidade e de produtividade no agronegócio paranaense e do Brasil, a partir da utilização de tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos pesquisadores, técnicos e demais colaboradores.

A homenagem pelo cinquentenário considera a fundação do Iapar em 1972, quando lideranças da agropecuária e outros segmentos do Norte do Paraná se mobilizaram e convenceram o Governo do Estado a criar o Instituto Agronômico do Paraná. "Foi um marco na evolução tecnológica da produção rural, com aumento da produtividade, práticas conservacionistas e qualidade de vida no campo", diz Tercilio Turini, que propôs a distinção ao IDR juntamente com os deputados Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Cobra Repórter e Boca Aberta Junior, todos com atuação na região de Londrina, onde está a sede do Iapar.

"O Paraná acreditou na capacidade inovadora da pesquisa e, lá no início da década de 1970, vislumbrou que no futuro a agropecuária precisaria de muito mais suporte da ciência e da tecnologia para avançar. Lideranças do meio rural do Norte do Estado, fortalecidas pela cafeicultura que gerava riquezas e fazia o estado crescer, aglutinaram-se no movimento pela criação do Iapar. Pessoas com visão à frente do seu tempo souberam aproveitar a força e o prestígio que o café deu a Londrina" - destacam os parlamentares no Voto de Congratulações.

Alguns dados relevantes que resultaram dos 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná, com o trabalho do Iapar: 220 cultivares registradas no Ministério da Agricultura de diferentes espécies e usadas em vários países; maior banco de germoplasma de café do mundo; 65% do mercado nacional abastecido com feijão preto da variedade IPR (Iapar); superação das barreiras na citricultura elevando o Paraná a terceiro maior produtor de laranja do Brasil; desenvolvimento da raça bovina Purunã que hoje é criada em diversos estados brasileiros; berço da pesquisa de soja no Brasil, de onde se originou a Embrapa-Soja; difusão da tecnologia do plantio direto na década de 1980; registro de 13 patentes de máquinas e implementos agrícolas; mais de 300 publicações técnicas em formatos de livros, boletins e informes de pesquisas; recuperação e conservação de extensas áreas agricultáveis com programas de combate a erosão, manejo e fertilidade de solo.

A homenagem será realizada no grande expediente da sessão ordinária, às 14h30, com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, diretores e pesquisadores do IDR, lideranças da classe produtora, representantes de cooperativas e de empresas do setor. "Confio na pesquisa e na ciência como propulsoras de grandes avanços, acompanhei as transformações no agronegócio e sua importância na economia do Brasil, tenho certeza de que o IDR/Iapar/Emater vai contribuir ainda mais com soluções inovadoras no meio rural e empresarial. Parabéns a todos, vida longa ao nosso vitorioso centro de pesquisa", afirma o deputado estadual Tercilio Turini.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.