Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná tiveram o reconhecimento da Assembleia Legislativa com a entrega hoje de Menção Honrosa a dirigentes, pesquisadores e demais servidores do Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR/Iapar/Emater. "A instituição representa um dos maiores patrimônios paranaenses. Precisa ser protegida, incentivada e fortalecida para superar dificuldades e enfrentar desafios que certamente virão com as rápidas transformações tecnológicas que o mundo vivencia", disse o deputado estadual Tercilio Turini, autor da homenagem com apoio dos deputados Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Cobra Repórter e Boca Aberta Junior.

O deputado Turini lembrou que o DNA do Iapar está presente em diversas conquistas na agropecuária do Paraná e do Brasil. "São as cultivares que proporcionaram ganhos de produtividades nas lavouras, as tecnologias que hoje dão suporte à agricultura de precisão, os avanços que abreviam o tempo de produção e elevam as toneladas de proteína animal, as práticas sustentáveis que contribuem na preservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida no campo, a consolidação do agronegócio brasileiro no mercado internacional e a inclusão do Paraná e do Brasil numa nova era da produção rural", relatou Tercilio Turini.

O presidente do IDR-Iapar Natalino Avance de Souza afirmou que a história da pesquisa se mistura com a evolução da agropecuária no Paraná. "Em 50 anos o Paraná se transformou no maior produtor de alimentos por metro quadrado no mundo. O estado pratica a melhor agricultura do Brasil com os resultados, a transformação e os avanços gerados pela pesquisa pública", declarou.

Participaram do ato de entrega da homenagem o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado Norberto Ortigara, o ex-secretário da SEAB e ex-governador Orlando Pessuti, o presidente do IDR Natalino Avance de Souza, a diretora de Pesquisa Vânia Moda Cirino, o diretor de Gestão de Negócios Altair Sebastião Dorigo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Paraná Hernani Melanda, pesquisadores, técnicos e servidores do IDR, Adapar e SEAB, além de outros convidados.

Ricardo da Guia Rosa/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.