Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com foco em competitividade de pequenos negócios, solução do Sebrae/PR já levou excelência em gestão, por meio de aulas e consultorias, a 200 negócios de todo o Estado

Fazer diferente é palavra de ordem para a sobrevivência de pequenos negócios, sobretudo em tempos de crise. Ao longo dos últimos quatro anos, o Programa Varejo Top Loja – Minimercados, promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Paraná (SincaPR), coleciona quase 200 histórias de sucesso nesse sentido em todo o Paraná. Algumas delas foram contadas em um workshop realizado na Feira Mercosuper, que ocorre entre os dias 18 e 20 de abril, no Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. 

A Mercosuper é uma iniciativa anual da Apras, com o objetivo de promover a geração de negócios entre supermercadistas e fornecedores, sendo uma das melhores feiras de varejo do País. O coordenador estadual do setor de Comércio de Bens, Serviços e Varejo do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, explica que o Top Loja – Minimercados é considerado um projeto inovador. “Essa nossa participação é coerente com a proposta da Feira, que fomenta inovações em produtos e serviços. Apresentar os resultados alcançados pelos empresários no Programa é uma maneira de reconhece-los e incentivar a participação de outros proprietários de minimercados no Estado”, explica.

O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Melo e Silva, destaca que a ação permite a aproximação do grupo que faz a governança do Top Loja nas regionais do Estado, com empresários participantes e com aqueles que têm interesse em participar. “É uma oportunidade única estar na maior feira estadual do setor, apresentando o Top Loja, que é um dos melhores projetos voltados à gestão empresarial de supermercados. Hoje o varejo no Paraná tem uma realidade negativa, mas os mercados nos últimos 18 meses têm apresentado números positivos, muito disso fruto dessas ações de qualificação do empresário e da mão de obra”, afirma.

Com duas unidades do Verdurão Supermercados na região sudoeste do Paraná (uma em Barracão e outra em Dois Vizinhos), o empresário Everaldo Paulo Netto conta que, quando começou a participar do Top Loja, o desempenho do negócio vinha caindo significativamente. “Tínhamos participado da primeira turma do Programa em Barracão, com um resultado muito positivo, e agora, em Dois Vizinhos, conseguimos reverter o quadro negativo. Contratamos um novo gerente e reinauguramos a loja em março, com layout novo e mix de produtos mais apropriado. O resultado, em dois meses, é um crescimento de 40% em relação ao ano anterior”, comemora.

Proprietária do Supermercado Triunfo, em Curitiba, a empresária Angela Peters avalia a Mercosuper como uma excelente oportunidade para fazer networking. A loja foi um dos destinos das visitas técnicas promovidas durante os dias da Feira para empresários de várias regiões do Paraná. “Quando começamos a participar, estávamos na fase de projeto dessa loja nova. Com três lojas, nosso nome já existia há algum tempo, mas não tinha uma identidade forte. Hoje, temos essa referência”, testemunha.

Quando começou a participar do Top Loja, o empresário Tiago Mitsuhashi queria transformar seu Supermercado Flórida, em Xambrê, no Noroeste, em uma loja diferente dos mercadinhos de bairro habituais. “Implementamos mudanças em gestão, finanças, layout de loja, atendimento e mix de produtos. Trouxemos produtos diferenciados e vimos nossas vendas se estabilizarem. Aqui na Mercosuper, além de aprender com as tendências e visitas técnicas, pretendo fechar um check-out novo, para concluir umas mudanças no nosso layout”, conta.

O Programa

Com duração de dois anos, o Varejo Top Loja – Minimercados começa com um diagnóstico do empresário e do estabelecimento, este por meio de cliente oculto. Depois, desenvolve-se um planejamento estratégico personalizado e iniciam-se as capacitações específicas do setor.  Um diferencial do Programa é que todos os empresários passam por coaching, com o objetivo de desenvolver o gestor como empreendedor.

Nas capacitações coletivas, que ocorrem a cada duas semanas, são trabalhados tópicos como gestão de perecíveis e de categorias, boas práticas de exposição e manipulação de alimentos, estrutura física das lojas, finanças e competências empresariais, com ênfase para aspectos como liderança e comunicação.  

Asimp/Sebrae/PR 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.