Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Acordo foi fechado ontem em Brasília, durante encontro do governador Carlos Massa Ratinho Junior com os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mário Abdo Benítez

Durante visita oficial do presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, os governos do Brasil e Paraguai acordaram que o Estado do Paraná será o gestor das obras de construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou do evento, ocorrido na terça-feira (12), no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, as obras serão financiadas pela usina hidrelétrica Itaipu Binacional, sob coordenação do governo do Paraná. “Essa é uma saída inteligente para desburocratizar o processo e ter a garantia dos recursos sem onerar o Tesouro. O projeto já está pronto e o contrato será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)”, explicou Freitas.

Com a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, que será destinada apenas ao tráfego de carga, a Ponte da Amizade, construída em 1965, será liberada para o tráfego de veículos de passeio. A nova estrutura vai viabilizar uma maior agilidade para o escoamento da safra agrícola do Paraguai ao Brasil e para o fluxo de produtos brasileiros destinados ao Paraguai.

A segunda ponte sobre o rio Paraná será custeada pela margem brasileira de Itaipu, e a ponte sobre o rio Paraguai pela margem paraguaia. Os recursos terão como origem a rubrica orçamentária de gastos com responsabilidade socioambiental da entidade binacional e serão desembolsados ao longo de quatro exercícios, sem qualquer impacto no custo do serviço de eletricidade e na tarifa de Itaipu. A previsão é que a construção das pontes dure três anos,  e a extensão será de 760 metros.

Ascom/Ministério da Infraestrutura

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.