Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE assinou contrato com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) para captação de até 80 milhões de euros a projetos com foco em energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É a segunda parceira internacional na história do BRDE. Em março deste ano, o banco contratou 50 milhões de euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para crédito a projetos que se enquadram no programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis.

“O BRDE avança em seu objetivo estratégico de diversificação de fundings, ampliando as alternativas ao Sistema BNDES com mais este aporte de 80 milhões de euros, e reafirma o seu compromisso com desenvolvimento econômico e socioambiental sustentável”, afirma o diretor-presidente do banco, Orlando Pessuti.

Pessuti assinou o contrato em Curitiba após receber o documento da diretoria do BEI na forma digital. Os entendimentos com a instituição começaram em 2017, quando técnicos do Banco Europeu visitaram o BRDE.

A aproximação entre os dois bancos se deu especialmente pelo reconhecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco regional na contratação de operações financeiras através de programas como o BRDE PCS.

Na semana passada, BRDE PCS foi apresentado no evento SDGs in Brazil – The role of the private sector (ODS no Brasil – o papel do setor privado), em Nova York, selecionado como caso exemplar de sustentabilidade no setor financeiro brasileiro pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Programa PCS

O programa BRDE PCS viabiliza empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços e está estruturado em cinco subprogramas integrados:

Energias Limpas e Renováveis
Apoio a projetos que visem contribuir para a redução do desperdício e a racionalização da energia em ambientes domésticos, produtivos ou comerciais. Pela sua natureza sustentável, apenas projetos de geração de energia que utilizem fontes renováveis, como a eólica e a solar, são apoiadas pelo BRDE.

Uso racional e eficiente da água
Apoio a projetos para o uso racional e eficiente da água no agronegócio, na indústria, no comércio e em serviços.

Gestão de Resíduos e Reciclagem
Apoio a projetos de gestão de resíduos e reciclagem no agronegócio, na indústria, no comércio e em serviços.

Agronegócio sustentável

Apoio a projetos que adotem as melhores práticas de sustentabilidade no agronegócio, com o objetivo de reduzir impactos ambientais.

Cidades Sustentáveis

Apoio a projetos que tornem grandes cidades e pequenos municípios em comunidades sustentáveis. Juntamente com o programa BRDE Municípios, prevê investimentos em energias limpas e renováveis, agronegócio sustentável, gestão de resíduos e reciclagem, além do uso racional e eficiente dos recursos hídricos.

Banco Europeu De Investimentos

O BEI é o instrumento financeiro da União Europeia. Seus acionistas são os países-membros da UE. Apresenta-se como o maior mutuário e mutuante multilateral do mundo e proporciona financiamento e conhecimentos especializados a projetos de investimentos sólidos e sustentáveis.

Para atingir os seus objetivos em termos de desenvolvimento econômico sustentado e de cooperação com outros países, o BEI desenvolve um conjunto de atividades, entre elas a concessão de empréstimos a grandes e pequenas empresas e instituições para apoiar o crescimento e a geração de emprego.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.