Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Dia Mundial do Autismo (2 de abril), autistas no Paraná aproveitam a data para mandar um recado à sociedade em uma campanha inédita. A ação foi coordenada diretamente por pessoas autistas – como é o caso de Fernanda Santana, presidente da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça) e ativista de direitos humanos dentro do Movimento de Pessoas com Deficiência – e por familiares de pessoas com autismo.

“Nós fazemos questão de falar em ‘autistar’, assim, como um verbo ativo, para deixar claro que nós somos sujeitos ativos. Podemos realizar coisas, protagonizar lutas, ocupar espaços, dar opiniões e decidir por nós mesmos. E nós podemos, também, expressar nosso Autismo livremente e ter orgulho de nossa identidade. Autismo não é algo que temos, mas parte de quem nós somos. Nós somos pessoas autistas”, afirma Fernanda.

A ação teve o apoio do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, e resultou na elaboração de vídeos, onde as pessoas autistas são as protagonistas e mandam o recado: para vencer o preconceito é preciso respeito e informação.

“Todos nós somos capazes de nos revelarmos sujeitos ativos, protagonistas da nossa própria vida e de nosso próprio movimento social. Esse é o espaço que reivindicamos, com o apoio de nossas famílias e de nossas redes de suporte. Se hoje o ‘Nada sobre Nós sem Nós’ ainda não se tornou realidade, é uma questão de tempo. Estamos chegando e queremos participar, queremos contribuir e queremos lutar juntos por um futuro mais digno para todos nós”, acrescenta Fernanda.

A intenção da campanha é desmistificar a posição das pessoas com autismo na sociedade. “Após uma reunião com várias instituições ligadas à deficiência, notamos que as campanhas já realizadas têm um tom mais comemorativo do que informativo. Mas falta muita informação e também a disseminação de um conteúdo melhor elaborado. E ninguém melhor para elaborá-lo do que as próprias pessoas autistas”, explica Quelen Silveira Coden, do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria.

Segundo o secretário Ney Leprevost, a inclusão da pessoa com deficiência é uma prioridade da Secretaria e do governo Ratinho Junior. “É nossa missão ajudar as pessoas que mais precisam de inclusão e cidadania”, disse.

Para o diretor da área, Felipe Braga Côrtes, uma das missões deste departamento é desenvolver políticas públicas efetivas que atuem na garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

AEN

Confira o vídeo da campanha no link :

www.youtube.com/watch?v=NZ_OaXihTDg#action=share

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.