Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A importância da família no desenvolvimento e na vida das crianças e dos adolescentes é o tema de uma campanha publicitária lançada pelo Governo do Paraná no domingo (09).

A ação de sensibilização com o título “Família” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR).

Para tratar do tema, a campanha retrata os diversos tipos de família existentes, todos mostrando a necessidade de se ter um ambiente familiar com amor e carinho.

A campanha teve início com a exibição de um filme para TV, durante o intervalo em programa de televisão. Os demais materiais como cartazes, folders, mobiliário urbano, além de divulgação nas mídias sociais, começam a ser distribuídos em todo o Estado, a partir desta quarta-feira (12), quando se comemora o Dia da Criança. O conteúdo completo da campanha pode ser visualizado e baixado no site: www.amordefamilia.prgov.br

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destaca que a campanha faz parte da política do Governo do Estado de fortalecimento das famílias. “Precisamos sensibilizar a sociedade que toda criança ou adolescente tem o direito de serem criados e educados no seio da sua família e, excepcionalmente, em uma família substituta, independente que como ela seja.”

Campanha

A campanha Família recebeu investimento de R$ 2 milhões, recursos do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), com aprovação do Cedca-PR.

Os exemplos de família abordados na campanha são: Família de Origem, constituída por pais e filhos consanguíneos; Família por Adoção; Família por Acolhimento, na qual a criação é feita por parentes próximos; e Família por Apadrinhamento, sem vínculo no papel, mas que proporciona na prática os valores familiares.

Estatuto

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial da secretaria, Elenice Malzoni, a campanha usa como base o direito à convivência familiar e comunitária, estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA reconhece três tipos de família: a natural, a extensa e a substituta.

“Essa campanha é uma ação estratégica de sensibilização da população e trabalha para a mudança de paradigma, afirmando a importância e o papel das famílias, seja ela de origem ou extensa, substituta por meio da guarda, tutela ou adoção”, diz.

Malzoni explica que a campanha explora ainda as referências asseguradas pelo apadrinhamento afetivo e para a garantia do direito à convivência familiar e comunitária.

Estratégia

As campanhas de conscientização são estratégias usadas pelo Governo do Estado para sensibilizar a sociedade a respeito da defesa de direitos de crianças e adolescentes. São ações que desde 2011 alcançaram todas as regiões do Estado por meio das campanhas educativas: Doe sua Voz (2011), Solte sua Voz (2012), Viva a Infância (2013), Viva a Infância 2 e Defenda o Adolescente (2016). No momento, está em elaboração a campanha de combate à exploração sexual nas estradas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.