Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Editais direcionados para habitats, como incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos terá evento on-line informativo nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (26), às 14h, acontecerá uma sessão informativa on-line para os ambientes de inovação do Paraná interessados em participar do chamamento público. Durante a live, serão repassados os parâmetros e as condições estabelecidos no chamamento. A sessão é uma colaboração entre várias instituições, incluindo o Governo do Estado (por meio das Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital), a Fundação Araucária, o Sebrae/PR e o Separtec.

O coordenador de Inovação do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, explica que o objetivo da chamada é fornecer recursos financeiros para o desenvolvimento de ambientes como pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, centros de inovação, núcleos de inovação tecnológica e espaços makers.

Todos estes ambientes de inovação que contribuem com a geração dinâmica da inovação no Paraná podem participar da live e, consequentemente, do chamamento”, acrescenta Michael Douglas.

Ele explica que serão duas chamadas. A primeira, para aqueles ambientes de inovação ligados às instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICT) do Estado do Paraná; a outra, para os ambientes de inovação que não estejam, diretamente, ligados aos ICT do Estado. As inscrições para os editais vão até 22 de fevereiro.

Michael Douglas afirma que o desenvolvimento dos ambientes de inovação é essencial para as estratégias de ecossistemas locais de inovação. Para o coordenador de inovação do Sebrae/PR, aumentar o número e a qualidade desses ambientes é fator determinante para receber mais recursos, melhorar a gestão e as operações, e criar mais e melhores empresas inovadoras e startups.

“Isso contribui significativamente para o crescimento do ecossistema local de inovação. O objetivo é ter ecossistemas mais robustos e eficientes até 2030, tornando os ambientes de inovação componentes chaves nessa evolução”, detalha.

Tadeu Felismino

O chamamento público recebe o nome de Tadeu Felismino, influente ator do ecossistema de inovação do Paraná. Felismino, falecido em 2023, foi presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia do Iapar (hoje IDR Paraná). Sua contribuição foi fundamental na criação de iniciativas como a incubadora industrial de Londrina, o que reforça seu legado no campo da inovação.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.