Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Curso apresentou temas voltados à cadeia de produção de Biogás, atividades práticas com especialistas no assunto, além de apresentar um panorama para o setor nos próximos anos

Na última semana o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) realizou o primeiro Treinamento Presencial em Projetos de Biogás. O curso aconteceu no Parque Tecnológico Itaipu, local sede do Centro e contou com a presença de 21 participantes de instituições públicas e privadas, engenheiros, projetistas, técnicos, produtores rurais, professores e estudantes, vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, além do Paraguai. Dentre os alunos estavam profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de energias renováveis.

O objetivo do evento foi voltado à prática, onde os conceitos estudados eram aplicados à exercícios de dimensionamento e elaboração de projetos. No curso foram apresentados os principais aspectos da produção e uso do Biogás para geração de energia elétrica, térmica e produção de biometano, o panorama do setor, experiências e casos de biogás no Brasil, além de expor sobre arranjos tecnológicos, viabilidade econômica de projetos de Biogás e um panorama sobre o setor.

Com uma duração de 16 horas, o curso foi dividido em dois dias. Os alunos também realizaram uma visita técnica para observar, na prática, a produção e o uso do Biogás e Biometano.

De acordo com a engenheira responsável pelo curso, Jessica Mito, o treinamento foi extremamente positivo, prático produtivo. “O conteúdo proporcionou aos alunos uma visão geral sobre o cenário e as etapas que envolvem um projeto de Biogás, além disso, permitiu a troca de experiências e conhecimento, entre os especialistas na temática com os alunos, de forma prática e interativa”.

Já para o aluno Pedro Guedes, que é Analista de Projetos Agropecuários e Agroindustriais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) conta que o treinamento foi extremamente positivo e o que mais lhe chamou a atenção foi a grande capacidade técnica do corpo de pesquisadores.

“Mesmo para quem já acompanha o setor há um bom tempo, eu fiquei surpreendido com o conhecimento técnico dos professores. Uma outra questão muito importante que ficou bem clara, é que a equipe apresenta as questões técnicas, sem deixar de vincular a viabilidade econômica, e isso nos dá uma segurança muito grande, pois mostra uma pesquisa vinculada com a realidade da adoção da tecnologia”, ressalta Guedes.

Cibiogás

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás é uma instituição especializada em consultoria, compartilhamento de conhecimento e análises laboratoriais em energias renováveis, com ênfase no Biogás. A instituição também promove o desenvolvimento de projetos e políticas públicas ligadas ao tema, com o objetivo de incentivar a geração de energia elétrica, térmica e biocombustível – por meio do Biogás – de uma maneira sustentável e renovável.

Oly Francescon Junior/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.