Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A governadora Cida Borghetti recebeu na segunda-feira (26) o estudo ProRodar, que envolve diagnóstico e propostas de investimentos e ações na malha viária do Paraná até 2030. O trabalho foi feito pela Associação dos Engenheiros do DER (Aeder) e repassado à governadora durante encontro na sede da entidade em Curitiba.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, e o deputado federal Ricardo Barros participaram do encontro.

Cida falou sobre o trabalho da equipe e lembrou que em 2017 ela teve acesso a um estudo semelhante e pediu sua atualização. “Toda a equipe trabalhou no aperfeiçoamento desse estudo, que foi apresentado com grandes avanços. Um trabalho em prol da melhoria da infraestrutura do nosso Estado, uma contribuição para o desenvolvimento do Paraná, que já é diferenciado”, disse.

Ela ressaltou todo o trabalho feito pensando na melhoria do sistema viário do Paraná. “Fizemos audiências públicas para rever os valores do pedágio, ouvimos a sociedade civil e destravamos obras importantes”, afirmou a governadora. “Concluímos o trabalho de atualização do diagnóstico da malha viária do Paraná e estamos agora apresentando à governadora como uma missão cumprida”, disse o presidente da Aeder, Octávio Rocha.

Rocha explicou que foi feito estudo da situação atual da malha viária, incluindo gargalos físicos, estudo de tráfego, pontos negros. “O trabalho envolve tendências e propostas de ações e investimentos para solucionar problemas e aprimorar a malha estadual, projetados até o ano de 2030”, disse. Segundo ele, o trabalho abrange, ainda, um estudo financeiro para a realização de obras de recuperação de estradas e de restauração, além de melhorias feitas com recursos próprios ou por concessão, para aumentar a capacidade de fluxo de veículos.

“Recebemos uma radiografia da malha viária do Estado, mostrando como está o trabalho da nossa secretaria, além de servir para nortear as ações nessa área”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion. Ele afirmou que houve grandes avanços com as ações do governo Cida Borghetti e da atuação do DER-PR. “Conseguimos acabar com a praça de pedágio mais cara do Brasil, em Jacarezinho, e exigir transparência nos valores. Além disso, hoje a Secretaria de Infraestrutura tem 220 convênios ativos. Havia um grande número de pendências e conseguimos baixar isso em 86% ”, afirmou Lupion.

Obras destravadas

De acordo com o diretor-geral do DER, Paulo Dziedricki, nesses últimos meses foi possível dar andamento a obras que estavam paradas. “Tivemos grandes responsabilidades e contamos com o apoio de uma equipe especializada para destravar obras importantes. Autorizamos mais obras nesses sete meses do que em 10 anos”, disse o diretor.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.