Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No mês do Julho Dourado, mês de conscientização em relação à saúde animal e contra o abandono dos animais domésticos, domesticados e de estimação, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) garante uma grande conquista para toda a população: a castração de 100  mil cães e gatos em todo o Paraná ainda em 2019.

Cobra Repórter reuniu-se ontem (10) com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, com o diretor do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza e o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Rasca Rodrigues, e saiu da reunião com uma boa notícia: será lançado edital para a licitação de 100 mil castrações de cães e gatos em todo o Paraná em 2019.

"Esta é uma demanda latente de toda a população e o controle de doenças e da superpopulação de animais abandonados começa pelo controle da reprodução. No lançamento do Julho Dourado, em Pontal do Paraná, pudemos ver a alegria das 400 pessoas que conseguiram castrar seus animais. Abraçamos esta causa e comemoramos mais esta conquista", afirmou o deputado.

O secretário Márcio Nunes parabenizou o deputado Cobra Repórter pelo projeto do Julho Dourado "que é importantíssimo, mostrando o apego e a sensibilidade que o deputado tem com os pequenos animais e pela causa animal. Parabenizo pela brilhante atuação".

Para o chefe da Civil, Guto Silva, a causa animal, a castração e as zoonoses são assunto que interessam a todos e que em todo o Paraná há trabalhos de forma voluntária, fazendo o trabalho onde o Estado não chega. "É necessário que o Estado chegue até eles para dar suporte e apoio e o projeto de lei do Julho Dourado é isso, para sensibilizar, para trabalhar e organizar junto ao Estado com a Secretaria de Desenvolvimento", afirmou Silva.

Ele lembrou que no Plano de Governo de Ratinho Junior há um capítulo especial sobre este tema. Na época da elaboração do plano, o deputado Cobra Repórter apresentou a ele o projeto do Julho Dourado e solicitou atenção especial para a causa animal.

"Nosso governador está fazendo a sua parte. A população pode aguardar que em breve divulgaremos mais detalhes sobre o lançamento do edital e das cidades contempladas. Sei que é difícil chegar a todas as localidades, mas vamos fazer o possível para que a maioria seja contemplada", finaliza Cobra Repórter.

Julho Dourado

O "Julho Dourado" é fruto do projeto de lei nº 268/2017, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter, que foi sancionado em abril de 2018, tornando-se a Lei Nº 19.472/2018, válida para todo o Paraná. Está inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado e deverão ser realizadas ações que promovam a qualidade de vida a animais de ruas e domésticos de estimação. Também prevê a realização de palestras, seminários e campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais e campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.