Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) cobrou novamente, na segunda-feira (18), a investigação sobre os recursos públicos destinados a Funbio, ONG do Rio de Janeiro. Romanelli apresentou requerimento para que a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa apure os motivos que levaram à transferência de dinheiro que pertence ao Paraná para a entidade carioca.

O valor é parte de uma indenização paga pela Petrobras ao Estado em razão do desastre ambiental na Serra do Mar em 2001, com o vazamento de 57 mil litros de óleo do oleoduto conhecido como Olapa. Segundo Romanelli, é necessário esclarecer os motivos da transferência dos recursos, já autorizada pela Justiça e com o conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF).

Romanelli questiona os critérios utilizados para a escolha da atual gestora dos recursos e se já houve repasse pela Caixa Econômica Federal, banco onde os valores da indenização ficaram depositados desde 2012. Para o deputado, a decisão, se confirmada, é um despropósito. “Qual a razão de mandar um recurso que pertence ao Paraná para uma ONG no Rio de Janeiro?", questionou.

Interesse coletivo

No requerimento, o deputado também solicita que a Comissão questione as autoridades competentes para conhecer a razão dos recursos ainda não terem sido usados, após uma década da aplicação da multa. “Se faz fundamental, para proteger o interesse coletivo, que essa Comissão promova atos a fim de tomar conhecimento e prestar contas à sociedade dos motivos pelos quais o Litoral paranaense ainda não obteve os benefícios a que teria direito”, destaca o texto.

Entre as dúvidas que precisam ser esclarecidas, aponta o deputado, estão questões como a aplicação de valores; cronograma para implantação dos projetos e ações; estágio do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná; e o Planejamento Estratégico e Planejamento Financeiro Plurianual do Programa devidamente autorizado pelo MPF e MPE.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.