Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Liderado pelo Sebrae/PR, grupo composto por lideranças públicas e da sociedade visa desenvolver ações que potencializem o empreendedorismo nos municípios

 Lideranças do setor público e privado e empresários da região Norte do Estado se reuniram na última sexta-feira (18), no escritório do Sebrae/PR, em Londrina, para iniciar as ações do Comitê Territorial Norte do Paraná. O objetivo do grupo é criar um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e, por consequência, dos municípios da região.

A constituição do Comitê Territorial, conduzida pelo Sebrae/PR, faz parte de uma das linhas estratégicas da entidade, a de estimular melhorias no ambiente de desenvolvimento favorável do empreendedorismo. Integram a iniciativa representantes de cinco cidades, Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas.

O grupo participará de reuniões mensais que terão como temas de atuação a inovação, tecnologia, compras públicas e acesso a crédito. Durante os encontros, os participantes estarão dedicados a entender, identificar as necessidades e desenvolver um planejamento de ações que seja executado nos próximos anos na região.

“Nossos esforços serão concentrados, especialmente, nos temas da inovação e tecnologia. Como Londrina já tem o seu ecossistema estruturado neste ambiente, pretendemos incorporar as demais cidades da região a este movimento e fomentar para que toda a região cresça em conjunto e que os frutos sejam maiores”, explicou o consultor do Sebrae/PR, que lidera as ações, Sérgio Ozório.

Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Norte do Paraná (Cacinp) e da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic), Pedro Mazzei reforçou que a proposta do Comitê Territorial, de trabalhar por etapas e reunir diversas lideranças, proporcionará que os resultados sejam perenes. “Londrina irá auxiliar toda região e os resultados serão coletivos, é um projeto muito importante para todos”, apontou.

A inovação, um dos principais pilares de atuação do Comitê, é também um dos temas mais atuais nos ambientes corporativos. Para Fábio Silva, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Rolândia, o Codese, e empresário de uma agência digital, a cidade carece de ativos, como profissionais, instituições de fomento e acesso a ferramentas tecnológicas.

“Dependemos de Londrina para inovar. Pensando neste problema, a junção dos esforços irá ajudar a difundir a cultura da inovação e desenvolver novos ativos que gerem benefícios às cidades da região. Estou otimista com a proposta”, admitiu Silva.

De acordo com Patrícia Silveira, professora e coordenadora do Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Arapongas, incluir a educação nas ações do Comitê possibilitará que a academia se aproxime da realidade e ajude a identificar soluções que transformem a realidade do ambiente de negócios. “Acontecem muitas ações que estimulam o empreendedorismo. Mas, em geral, elas não têm conexões entre si. O trabalho do Comitê Territorial irá criar um pensamento único e efetivo”, afirmou.

De olho no futuro, a união dos esforços irá qualificar e agilizar o surgimento dos resultados, foi o que afirmou Ronaldo Massacani, diretor da Acil Jovem e gestor de uma empresa de aviamentos. “O pensamento e trabalho coletivo será o grande diferencial.”

O próximo encontro das lideranças da região que integram o Comitê Territorial Norte do Paraná está previsto para acontecer em novembro. Na ocasião, serão apresentados trabalhos desenvolvidos em outros ecossistemas de inovação, como o do Norte Pioneiro. E, mais à frente, em futuras reuniões, será construído um plano de ações.

Camila Cabau/Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.