Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo da Companhia é atender mais indústrias na região

A Região Norte do Paraná responde pelo segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) Industrial do Estado*, gerando cerca de 25% do total de empregos industriais, dados que ficam atrás apenas da Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é grande o potencial de consumo de gás natural na região. De olho neste mercado, a Companhia Paranaense de Gás - Compagas iniciou uma ação estratégica com o objetivo de ampliar sua atuação na região.

"A primeira fase deste trabalho contempla um levantamento sobre o potencial energético dos maiores municípios do Norte paranaense considerando a localização dos consumidores, os combustíveis utilizados e sua competitividade frente ao gás natural, para avaliarmos qual a demanda a fim de ampliar a atuação da Companhia", explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas.

Os estudos serão realizados inicialmente nos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. Uma equipe técnica já esteve nestas cidades para conhecer as principais demandas e o potencial energético local. “A ampliação da atuação da Compagas tem como foco o segmento industrial. Cientes de que há várias indústrias em expansão na região, acreditamos que o gás natural pode impulsionar o crescimento e o desenvolvimento econômico local", revela Lamastra. Com uma série de vantagens ambientais e operacionais, o gás natural é um combustível mais limpo e conta com fornecimento contínuo, diferenciais considerados importantes em diversos segmentos da indústria.

Mercado Londrinense

Presente em Londrina desde 2012, a Compagas conta com uma rede de distribuição de gás natural com 6,5 km na região, que atende cinco grandes indústrias com um volume médio total de 28.500 m³ por dia. Em 2018, o consumo de gás natural em Londrina cresceu 8%, ultrapassando a marca de 10 milhões de metros cúbicos no ano. “Acreditamos neste potencial, por isso queremos ampliar a distribuição de gás natural na região, de forma a impulsionar as indústrias e aumentar a participação do gás canalizado na matriz energética paranaense”, finaliza o diretor-presidente.

Atualmente, a Compagas atende mais de 180 indústrias em todo o Paraná que consomem o gás natural para os mais diversos fins, como matéria-prima, para cogeração e geração de energia elétrica. Juntas, estas empresas consomem mais de 1 milhão de m³ diários de gás natural. Entre as vantagens do uso do combustível para o setor industrial estão os benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. Como o gás natural não deixa resíduos, também há uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.

(*) De acordo com estudo de mercado “Panorama Industrial do Paraná - 2016” realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Asimp/Compagas

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.