Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diretrizes da área passaram a ter foco em investimentos e compromisso com a geração de emprego e renda. Ações foram apresentadas pelo secretário da Comunicação e da Cultura no encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu.

O secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, afirmou na sexta-feira (1º), durante o encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, que as diretrizes de comunicação implementadas neste ano favorecem o Estado na atração de investimentos e fortalecimento do potencial turístico. Ele também destacou a criação de um núcleo de produção interno e de campanhas preventivas para orientar e para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A comunicação passou a partir deste ano a ter foco prioritário na atração de investimento e compromisso permanente com a geração de emprego e renda. “As campanhas publicitárias e a estratégia interna de comunicação têm esse norte, um olhar voltado para o desenvolvimento do Estado. Não precisamos fazer autoelogios, mas atender a um compromisso de inovação, de promoção das novidades e de orientação para a população”, afirmou José.

Turismo

O secretário também citou as estratégias desenvolvidas para o turismo, entre elas o lançamento do portal Viaje Paraná e da TV Paraná Turismo, com o objetivo de angariar engajamento dos paranaenses e da população dos estados vizinhos do Sul e Sudeste.

“Turismo é uma diretriz governamental e que tem a comunicação como aliada. Projetamos ampliar o fluxo de turistas no Estado e fazer com que a população conheça os circuitos religiosos, históricos e de aventura. Temos inúmeros potenciais inexplorados”, afirmou.

Educativas

Outro foco da comunicação, citou o secretário, é voltado para as campanhas educativas em relação ao respeito no trânsito, contra a dengue e o sarampo, saúde preventiva e segurança pública. Elas têm como intuito aproximar o Estado das pessoas, orientar e explicar decisões estratégicas.

Aproximar pessoas

Hudson José ainda apresentou os resultados da criação do núcleo interno de produção visual, voltado a diminuir os custos e aumentar a agilidade de atendimento das demandas de todas as secretarias. Em dez meses, a média foi de 50 projetos e 20 vídeos por mês e mais de 500 mil usuários atendidos diariamente nas redes sociais do Governo.

“O objetivo fundamental da comunicação é aproximar as pessoas. O conceito do Governo 5.0 e da gestão como um todo é aproximar as pessoas, tornar a administração mais próxima e presente onde precisa estar. A comunicação ajuda a orientar a população e a apresentar um Estado mais moderno, mais inovador e preparado para um novo ciclo”, afirmou José.

Cultura

O secretário também disse que a unificação da comunicação com a cultura permitiu mais agilidade e notoriedade às duas áreas, que passaram a conversar com a população de maneira descentralizada.

O principal destaque foi para o terceiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), com novidades que devem aumentar a abrangência dos projetos para mais cidades, além de ampliar as chances de participação aos produtores culturais de fora de Curitiba.

O Governo do Estado destinará R$ 33 milhões para o programa em 2020 e 2021, com o teto de R$ 350 mil por projeto. A proposta, explicou o secretário, é ampliar o número de projetos contemplados e levar mais recursos para as cidades do Interior.

Assim como nos editais anteriores, serão contempladas 10 áreas artístico-culturais, divididas em Artes visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, livro e leitura, Música, Ópera, Patrimônio cultural material e imaterial, Povos, comunidades tradicionais e culturas populares, Teatro.

A reformulação do edital atende à demanda apresentada por agentes culturais, produtores e artistas de todas as áreas culturais durante as Audiências Públicas de Cultura realizadas de 29 de maio a 4 de julho nas oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná, e também estão em consonância com as alterações realizadas pela Comissão do Profice (CPROFICE) e pelo Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.