Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dirigentes do Conselho Regional de Farmácia/Paraná alertam para o risco de fechamento de farmácias e demissões no setor se não for revista a cobrança de ICMS adotada pela Receita Estadual. A mudança na tributação sobre medicamentos bonificados, retroagindo aos últimos cinco anos, vai inviabilizar os negócios de centenas de farmacêuticos em todo o Paraná.

O vice-presidente do CRF-PR, Márcio Augusto Antoniassi, a conselheira estadual Leila de Castro Marques Murari e o supervisor da seccional Londrina, Valquires Souza Godoy, reuniram-se com o deputado estadual Tercilio Turini e relataram que a forma de cobrança pretendida resultará em prejuízos irreversíveis para a atividade econômica e o emprego de trabalhadores.

“Pelo menos 65% das farmácias no Paraná pertencem a farmacêuticos, que em sua maioria tem funcionários e também familiares envolvidos no comércio de medicamentos”, comentou Antoniassi. Se ocorrer o fechamento de farmácias, a população também será prejudicada com o consequente aumento de preços dos remédios, com a redução da concorrência no setor – complementam os dirigentes do CRF.

O deputado estadual Tercilio Turini concorda com os farmacêuticos e apoia o movimento da categoria. “A Secretaria da Fazenda não pode mudar a regra, prejudicando os donos de farmácias e ainda estabelecendo a retroatividade, com lançamento e cobrança de ICMS desde 2016. Não dá para aceitar, tem que buscar uma forma de se evitar essa tributação”, disse o deputado.

Ele informou que já levou ao Governo do Estado a reivindicação do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Londrina e vai reforçar o pedido de revisão da cobrança, agora com a argumentação do Conselho Regional de Farmácia. Tercilio Turini lembrou que vários deputados estaduais também demonstraram ao governo a preocupação com as possíveis consequências negativas para donos de farmácias de todo o Paraná.

“Não é o momento de aumentar tributação e fazer cobrança retroativa”, ressaltou Tercilio Turini.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.