Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel concluiu a modernização da Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e colocou em funcionamento a quarta e última unidade geradora da hidrelétrica a passar por reforma. 

A Usina é a maior operada pela empresa, com 1.676 megawatts de potência total instalada, e está localizada no rio Iguaçu, no município de Pinhão (PR). O amplo projeto de reforma e troca de equipamentos durou quase seis anos e absorveu R$ 150 milhões em investimentos. 

Com a nova configuração, as quatro unidades geradoras produzem mais energia do que as antigas usando a mesma quantidade de água. “Temos, agora, uma usina om melhor rendimento e em condições de operar com alta confiabilidade nas próximas décadas. Cabe destacar que esse aumento na eficiência das máquinas é especialmente relevante em períodos de estiagem como o que estamos enfrentando, já que conseguimos aproveitar melhor o potencial hidráulico quando o nível de armazenamento no reservatório está baixo”, explica o diretor geral da Copel GeT, Moacir Carlos Bertol.

Os dois primeiros anos da modernização foram dedicados ao projeto e fabricação de componentes. Depois, o trabalho de desmontagem, reforma, substituição de equipamentos, montagem e comissionamento para retorno à operação de cada uma das quatro unidades geradoras da usina levou cerca de um ano — a mais recente começou a ser desmontada em setembro de 2020 e, no último dia 30 de agosto, voltou a produzir energia.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.