Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel conquistou pelo terceiro ano consecutivo o “Selo Ouro” do Programa Brasileiro GHG Protocol, principal instrumento usado no país para entender, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de uma organização. O “Selo Ouro” é o nível mais alto de certificação do programa, concedido às empresas que demonstram o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seu inventário de gases de efeito estufa. O programa GHG Protocol elabora a metodologia de cálculo para estimativas das emissões no Brasil.

 “O selo reconhece os esforços da companhia para promover o desenvolvimento sustentável e o compromisso da alta administração com estabelecimento de metas de emissões arrojadas”, ressalta o presidente da Copel, Daniel Slaviero. Ele explica que o alinhamento da empresa às melhores práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) tem contribuído para melhorar o resultado ano a ano, alçando a empresa a uma posição de destaque em um mercado cada vez mais exigente.

Protagonismo da Copel

No inventário de 2022, referente às emissões de 2021, a companhia emitiu 15,37 mil tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes), o que representa uma redução de 54% em relação às 33,5 mil tCO2e emitidas em 2020. Em comparação com outras empresas do setor elétrico, a Copel posiciona-se entre as que menos emitiram gases de efeito estufa.

O diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, destaca que o resultado é fruto de um trabalho constante, desenvolvido ano a ano. “A Copel tem como ponto relevante da sua estratégia o avanço da agenda ESG e por isso prima pela transparência na divulgação das emissões de gases de efeito estufa participando do Programa GHG Protocol desde a sua primeira edição, realizada em 2009", conclui.

Edição 2022

A cada ano, o Programa GHG Protocol expande sua atuação no Brasil. Neste ano, até agora, 305 empresas publicaram seus inventários, um crescimento de 47,3% em relação ao ano passado. Do total, 30 empresas integram o setor de eletricidade e gás. Assim como a Copel, outras 21 do setor conquistaram o Selo Ouro.

O programa

Elaborada para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a ferramenta do GHG Protocol foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1998. No Brasil foi implementada a partir de 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Desde que a metodologia do GHG Protocol foi trazida para o país, a Copel a utiliza para elaboração do seu inventário anual de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A metodologia estabelece padrões internacionais para a mensuração das emissões de gases de efeito estufa e para a elaboração e publicação de inventários desta natureza. O inventário é o principal instrumento para a gestão da emissão de gases de efeito estufa, sendo fundamental para a tomada de decisão sobre as ações relacionadas ao combate ao aquecimento global e à mudança do clima.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O controle das emissões da Copel está alinhado à estratégia da Companhia e aos compromissos assumidos junto a Agenda 2030, especialmente em relação aos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 11, 12, 13 e 17. O ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima foi escolhido pela Copel dentro do Programa Ambição pelos ODS (SDG Ambition) para estabelecimento de metas ambiciosas relacionadas às atividades de cada organização.

Para a Copel, os ODS são uma grande oportunidade para demonstrar seu posicionamento em relação ao desenvolvimento sustentável em alinhamento à sua estratégia de geração de valor. Os ODS fazem parte da Agenda 2030 – Transformando nosso Mundo. Saiba mais em: A Copel e os ODS - Copel Sustentabilidade.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.