Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Fiação protegida ajuda a reduzir desligamentos em até 70%

As equipes da Copel construíram 430 km de redes compactas em todo o Estado no primeiro semestre de 2016. Com investimentos que somam R$ 50,6 milhões, os cabos compactos contribuem para melhorar em até 70% a qualidade do fornecimento de energia em comparação à rede convencional.

Formada por um conjunto de cabos de aço, condutores cobertos e espaçadores, a rede compacta apresenta melhor desempenho que a rede convencional graças à sua maior proteção. Por isso, a rede compacta pode contribuir para reduzir em até 70% número de desligamentos causados pelo contato de galhos, pipas e outros objetos com a rede de distribuição de alta tensão.

“A ampliação das redes compactas faz parte do nosso plano de modernização da rede elétrica de todo o Estado. Na prática, conferimos maior segurança e qualidade ao fornecimento de energia para os paranaenses”, destaca o diretor de Distribuição, Antonio Guetter. “Além disso, contribuímos para a convivência harmônica dos cabos com a arborização urbana, uma vez que as redes compactas ocupam uma área menor e previnem podas drásticas”, explica.

Atualmente, o Paraná possui 8,3 mil km de redes compactas. Desde 2008, quando essas estruturas protegidas somavam 1,3 mil km, a extensão da rede compacta aumentou mais de cinco vezes. A Copel foi uma das primeiras empresas a utilizar redes compactas no Brasil, começando a testar a tecnologia em 1994 na cidade de Maringá, que hoje possui praticamente 100% de sua rede composta por este tipo de cabos.

Desligamentos programados
Para substituir a rede convencional pela rede compacta, a Companhia programa desligamentos nos locais onde os novos cabos serão instalados. Esse tipo de interrupção permite que a melhoria seja feita com segurança, evitando riscos para a população e para as equipes que trabalham na rede.

Os desligamentos são precedidos por estudos que visam minimizar o impacto da falta de energia para os consumidores, restringindo ao máximo a área afetada e o tempo do desligamento. “Essas interrupções são muito importantes para trazer melhorias permanentes para os consumidores”, acrescenta Guetter.

A Companhia sempre informa os clientes que serão afetados por uma interrupção para a realização de obras. É possível consultar a programação de desligamentos no site www.copel.com, ou por meio do aplicativo Copel Mobile, disponível para smartphones e tablets equipados com sistema Android ou iOS.

Rakelly Calliari Schacht/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.