Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas e a migração de muitos trabalhadores para o ambiente de home office, aumenta a preocupação das pessoas com relação ao uso da energia nas residências. A Copel registrou um aumento de 3,1% no consumo residencial faturado durante o primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para auxiliar quem deseja tornar mais eficiente o consumo de energia no domicílio, o Espaço Energia – museu educativo mantido pela Copel em Curitiba – tem compartilhado dicas de eficiência no uso da eletricidade, em sua página no Instagram. Segundo o superintendente de Comunicação e Marketing da Copel, Luiz Gustavo Martins, o espaço aberto há pouco mais de um ano tem como objetivo também despertar a consciência dos visitantes sobre a sustentabilidade. “O consumo consciente é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, que norteiam o nosso trabalho. Com as redes sociais, pudemos continuar levando essas informações às pessoas, mesmo durante a pandemia”, comenta.

Segurança

A página do Espaço Energia também compartilha dicas de uso seguro da energia elétrica, com o objetivo de evitar acidentes com choque elétrico. O conteúdo originou também uma série de vídeos disponibilizada às escolas, que neste momento de pandemia não podem receber a visita dos palestrantes do programa educativo Iluminando Gerações, mantido pela Copel para dar dicas importantes às crianças sobre como utilizar a energia de maneira consciente e seguro. Os vídeos compõem a playlist “Educação” do canal da empresa no YouTube, e podem ser acessados abertamente por educadores e alunos.

Dicas de economia

Para evitar o aumento no consumo de energia elétrica em casa, algumas medidas simples podem ser adotadas. É importante lembrar que chuveiro e geladeira respondem pela maior parte do consumo de uma residência, portanto, merecem maior atenção. Escolher um chuveiro com mais opções de temperatura e evitar banhos demorados são boas atitudes.

No caso da geladeira, deve-se evitar abrir a porta desnecessariamente, pois isto faz o aparelho trabalhar mais. Outra dica é não colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador. Também é importante verificar se a borracha da porta está garantindo uma boa vedação.

Para a iluminação da casa, o ideal é optar pelo uso de lâmpadas led ou fluorescentes compactas, que são mais eficientes, e evitar acendê-las durante o dia.

Sem acidentes

Entre as principais orientações para o uso seguro da energia estão os cuidados com a fiação interna da casa, e a utilização de uma tomada para cada aparelho, sem o uso de “T” ou benjamin. Quando for necessário ligar mais de um equipamento, deve-se utilizar o filtro de linha.

Para troca de lâmpada ou pequenos reparos, o disjuntor deve ser desligado, para garantir a interrupção do fluxo de energia. Nos casos de manutenções mais complexas, é recomendado deixar a tarefa a cargo de um profissional habilitado.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.