Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parceria firmada no Fórum de Docentes e Discentes cria banco de projetos para soluções na área de infraestrutura e incentiva pesquisas científicas

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) assinaram na quarta-feira (7) acordo de cooperação técnica para incentivar o conhecimento científico e inovação tecnológica com objetivo de encontrar soluções que possibilitem o desenvolvimento local e regional.

A parceria foi firmada na abertura do 26º Fórum de Docentes e Discentes, realizado pelo Crea-PR até esta sexta-feira (9), no Centro Universitário UDC, em Foz do Iguaçu, com o tema “A Inovação para um Ensino Empreendedor”. O evento reúne professores e universitários dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências.

“O acordo de cooperação prevê um Simpósio de Metodologias Ativas no Ensino Superior e um programa estadual com banco de projetos para soluções e inovações na área de infraestrutura”, afirmou o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, responsável pela palestra magna do evento.

Na avaliação dele, é fundamental a conexão entre formação acadêmica e mercado de trabalho com trocas de experiências entre docentes e discentes. “Como órgão de classe, o Crea-PR possibilita o debate e a atualização dos profissionais e universitários da Engenharia, Agronomia e Geociências”, ressaltou.

O superintendente elogiou o Fórum e destacou que o evento aponta perspectivas na ciência e tecnologia, por meio da integração acadêmica com o exercício profissional. “A engenharia apresenta soluções de problemas no esforço da produção científica. O encontro entre a teoria e a prática é importantíssimo para inovação e desenvolvimento do nosso Estado”, comentou.

Profissional Do Futuro

O presidente estadual do Crea-PR, o Engenheiro Civil Ricardo Rocha, afirmou que a formação do profissional do futuro é desafiadora por conta das mudanças na sociedade e no mercado de trabalho, processo que deve se tornar ainda mais complexo nas próximas décadas.

“As tecnologias progridem em nível exponencial e, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial e as transformações e implantação da indústria 4.0, ainda é incerto a que ritmo as mudanças irão ocorrer. O desafio é preparar os futuros engenheiros para uma sociedade que se reinventa”, avaliou.

Apesar dos avanços tecnológicos, Rocha ressaltou a necessidade de manutenção de “uma base sólida, construída ao longo de séculos de conhecimento científico acumulado” nas engenharias, agronomia e geociências. “O mercado exige profissionais dinâmicos, empreendedores, com capacidade mais apurada em examinar diferentes cenários de forma integrada e humanística. As necessidades da população mudam, e os engenheiros do futuro devem estar preparados para atendê-las. Parcerias como esta firmada com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior contribuirão para este preparo ”, conclui o Presidente do Crea-PR.

Samara Rosenberger/Asimp/Crea-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.