Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Crea-PR realiza nas próximas semanas a eleição para a escolha de inspetores para atuação no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2023. O Edital de convocação eleitoral foi publicado nesta segunda-feira, dia 06 de julho, e os interessados em concorrer à função poderão realizar sua solicitação de registro de candidatura de 13 a 27 de julho, pela internet, diretamente na área restrita do profissional ou no site www.crea-pr.org.br, menu Institucional > Eleições > Eleição Inspetores 2020. Nesta página, que tem todas as informações referentes ao pleito, é possível consultar o Regulamento, onde está descrito quais profissionais estão aptos à candidatura.

Devem ser eleitos 210 inspetores, sendo um para cada modalidade das Câmaras Especializadas de Engenharia do Crea-PR, em cada uma das 35 Inspetorias. São as modalidades: Agronomia; Civil; Elétrica; Mecânica e Metalúrgica; Química, Geologia e Minas; e Agrimensura e Segurança do Trabalho. O mandato terá duração de 36 meses.

O papel do Inspetor

O Inspetor desempenha importante papel junto ao Crea-PR. Sua atuação é focada em buscar a inserção do profissional nos diferentes contextos de trabalho, poia ao longo do mandato ele contribui com a valorização profissional e a defesa da sociedade, sendo sua função preponderante para o alcance dos objetivos do Conselho.

Faz parte de suas atribuições representar o presidente do Crea-PR perante autoridades locais, profissionais da região e comunidade em geral dentro da jurisdição da inspetoria; divulgar a legislação profissional e o código de ética, incentivando a sua adoção por todos os seus pares; cumprir e fazer cumprir as disposições previstas na legislação do Confea e Crea-PR; colaborar com as Câmaras Especializadas no desenvolvimento de atividades e na elaboração do plano de fiscalização; estar em permanente contato e atuação junto ao Colégio de Inspetores; participar, quando convidado, de fiscalizações programadas, entre elas, as fiscalizações de acessibilidade e fiscalizações preventivas e integradas, além de apoiar a visibilidade e a eficácia da fiscalização; contribuir para a melhoria da percepção da Câmara Especializada acerca das características e particularidades que cercam a prática do exercício profissional na circunscrição de sua Inspetoria.

Candidatos e votação

Estão aptos a concorrer à eleição para Inspetor os profissionais de nível superior, sem débitos relativos à anuidade ou processos de fiscalização. O candidato também não pode ter cometido infração ao código de ética nos últimos cinco anos, ser funcionário remunerado do Sistema Confea/Crea ou acumular mais de dois mandatos consecutivos.

Todo o processo eleitoral ocorre via internet. O período de registro de candidaturas vai até 27 de julho. Os profissionais terão acesso à votação através do acesso restrito. O período de votação irá se estender por duas semanas, de 10 a 24 de agosto. A lista com os nomes dos eleitos será divulgada no dia 17 de setembro.

Asimp/Crea

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.