Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lideranças do conselho querem a criação de uma frente parlamentar para incentivar a discussão técnica em projetos de lei que tenham conexão com o trabalho de engenheiros, agrônomos e dos profissionais das geociências.

No mês em que completa 88 anos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) participará do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para buscar uma aproximação ainda mais estreita com parlamentares. O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha,  representantes do Conselho, de Entidades de Classe, de Colegiados e de Instituições de Ensino entregarão aos deputados, hoje, dia 7 de junho, um pedido para a formação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná. O grupo também irá entregar um documento com posicionamento da categoria em relação a projetos de lei que tramitam na Assembleia, e o Estudo Básico de Desenvolvimento para o Estado do Paraná.

O presidente Ricardo Rocha explica que o objetivo, com a criação da frente parlamentar, é criar um canal mais institucionalizado, sistematizado e permanente de relacionamento com a Alep, de forma a ampliar o diálogo e as contribuições dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na formulação de políticas públicas e, em especial, criar um ambiente de colaboração na proposição e tramitação de projetos de lei relacionados ao exercício das profissões ligadas ao Crea-PR. “Entendo que haverá muitos ganhos para a população paranaense. Primeiro, a criação de leis que contem com a colaboração de profissionais que conhecem o assunto tecnicamente, convivem com as temáticas das propostas, e que poderão contribuir  com sua experiência e conhecimento. Um outro ganho é o aprofundamento do diálogo com setores produtivos de nosso Estado e a Assembleia, por meio da Frente Parlamentar”, detalha Rocha, destacando que toda a estrutura do Crea-PR e das Entidades de Classe estarão à disposição desta frente parlamentar, para auxiliar os deputados nessas discussões técnicas.

O deputado estadual Tercilio Turini apoia a iniciativa. "A criação da Frente Parlamentar certamente contribuirá muito porque a Assembleia Legislativa passará a ter suporte especializado de dirigentes, câmaras técnicas do Crea-PR e profissionais qualificados. O parlamento é a instância de debates, de formulação de ideias e de ações pela comunidade. Com esse trabalho conjunto, deputados terão mais embasamento para decidir sobre projetos, propor políticas públicas de impacto para o presente e o futuro, atuar pelo desenvolvimento do Paraná e pela qualidade de vida dos paranaenses. O Crea-PR pode contar comigo. Aproveito e parabeniza pelos 88 anos do Conselho Regional", disse. Thiago Amaral também se manifestou a respeito do assunto. “Unir pessoas e bons projetos é algo que sempre acreditei e que colocamos em prática com a Comissão de Infraestrutura de Londrina e região, criada em 2017. Com a Comissão, debatemos de forma conjunta os projetos e obras que são prioridades para a região, convocamos órgãos públicos e prestamos contas sobre o andamento de cada uma delas. Acompanhamos se os prazos estão sendo cumpridos e onde podemos atuar para agilizar o processo. Quando existe a força da sociedade civil e a força política os resultados aparecem. Por isso, iniciativas nesse sentido são muito bem-vindas em todas as áreas”, comentou o deputado, que é relator do Orçamento e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.

"A criação da Frente Parlamentar certamente contribuirá muito porque a Assembleia Legislativa passará a ter suporte especializado de dirigentes, câmaras técnicas do CREA e profissionais qualificados. O parlamento é a instância de debates, de formulação de ideias e de ações pela comunidade. Com esse trabalho conjunto, deputados terão mais embasamento para decidir sobre projetos, propor políticas públicas de impacto para o presente e o futuro, atuar pelo desenvolvimento do Paraná e pela qualidade de vida dos paranaenses. O Crea pode contar comigo. Aproveito e parabeniza pelos 88 anos do Conselho Regional", diz o deputado estadual Tercilio Turini.

O pedido de criação da frente parlamentar será entregue com uma proposta de plano de trabalho, com 14 pontos:

1.    Políticas Públicas na área de segurança em barragens;

2.    Políticas públicas, fiscalização e aprimoramento técnico profissional na área de diagnóstico, prescrição e uso de agroquímicos;

3.    Políticas públicas para engenharias, agronomia e geociências públicas;

4.    Políticas públicas na área de segurança alimentar;

5.    Políticas públicas na área de saneamento;

6.    Políticas públicas na área de recursos hídricos;

7.    Políticas públicas na área de desastres naturais;

8.    Políticas públicas na área de território, planejamento urbano e regional;

9.    Políticas públicas na área de acessibilidade e mobilidade urbana;

10.    Políticas públicas na área de eficiência energética e energias renováveis;

11.    Políticas públicas focadas na segurança do trabalho, prevenção de incêndios e sinistros;

12.    Políticas Públicas baseadas nas áreas de inspeções e manutenções prediais;

13.    Eficiência no planejamento, execução, fiscalização e controle das obras públicas;

14.    Ampliação e aperfeiçoamento do quadro técnico de profissionais das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências no Estado.

Ricardo Rocha conta que esta interação maior com o legislativo foi incentivada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que também buscou o Congresso Nacional para criar a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. “A proposição desta frente faz parte desse movimento nacional do Sistema Confea/Crea e Mútua e, localmente, está sendo motivada pelo compromisso do Crea-PR com o futuro do Estado e com a necessidade de utilizar melhor os recursos naturais, por meio da implantação de novas tecnologias, boas práticas, e atendimento aos princípios básicos da economicidade e eficiência com os recursos públicos”, afirma.

Projetos em tramitação

O grupo que irá até a Assembleia também entregará um documento com posicionamento da categoria em relação a 12 projetos de lei - que estão tramitando na casa desde 2019 - que têm conexão com a atuação de profissionais do Sistema Confea/Crea e com a pauta sugerida para a Frente Parlamentar. O documento tem a avaliação do Conselho profissional em cada um dos projetos listados, com posicionamento favorável, com as devidas contribuições de melhorias.

As proposições da categoria em relação aos projetos foram definidas durante o Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR, realizado em maio. “Reunimos as coordenações de colegiados, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, nossos Inspetores, Conselheiros, e membros dirigentes do CreaJR para analisarmos e definirmos um posicionamento quanto a esses 12 projetos de lei em tramitação na Assembleia”, conta o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Estudo Básico de Desenvolvimento Estadual (EBDE)

O grupo também preparou um estudo de desenvolvimento estadual, com base no trabalho realizado entre 2020 e 2021 pela Agenda Parlamentar realizada em 47 municípios paranaenses.

A Agenda Parlamentar do Crea-PR é um programa de contribuição dos profissionais a gestores públicos, diagnosticando situações e propondo soluções na implantação de políticas públicas, nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. Ao longo desses dois últimos anos, o Crea realizou encontros em 47 municípios paranaenses com o objetivo de discutir propostas das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo para contribuir com a melhoria da gestão pública.

Um dos resultados da Agenda Parlamentar é um documento com mais de 250 propostas, chamadas de Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM). “Fizemos um método de amplificação, com análise de cada proposta, com problemáticas e sugestões de diretrizes de políticas públicas estaduais, que apresentaremos agora nesse encontro do dia 7 de junho, como uma proposta de Estudo Básico de Desenvolvimento Estadual”, conta Prattes, destacando que durante a ação, os deputados também serão apresentados aos Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar.

Asimp/ Crea-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.