Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“O trabalho da nossa comissão e da sociedade como um todo é preservar a integridade das nossas crianças e adolescentes. A data de ontem foi escolhida como forma de alerta: qualquer sinal de abuso de vulneráveis, denuncie!”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sobre o 18 de maio. A data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O deputado ressalta que denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 da Polícia Militar. No ano passado, o Disque Denúncia contabilizou 1.422 registros de violência contra crianças no Paraná. Deste total, 338 foram referentes a abuso ou exploração sexual (23%). Em 2020, os registros totais foram de 1.577, e os de violência ou abuso sexual foram de 412 (26%).

“Quero ressaltar que o nosso site www.criaiparana.org também tem um canal para denúncias. Todas elas são encaminhadas para que as autoridades competentes investiguem”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

O deputado destacou que o Conselho Tutelar e a Prefeitura de Primeiro de Maio, com o apoio da Criai e dos vereadores Gilmar Adriano Martins (Chuchu) e José Oscar Dias Martins (Zé Oscar), realizaram uma manifestação nas ruas da cidade contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O deputado ressaltou que a Criai trabalha em conjunto com a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) do Governo do Estado. A Fortis tem como objetivo estabelecer no Paraná a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde, mediante ações articuladas, coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças e aos adolescentes vítimas de crimes e violências.

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, de 8 anos, que foi raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.