Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Segundo o Comitê Interinstitucional Protetivo do Paraná, nos meses de janeiro a março de 2022, foram registradas 5.630 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes em nosso Estado. Em média, duas crianças sofrem violência por hora no Paraná! Em 3 meses de 2022, registramos 50,3% do número de violências de 2021, sendo que 47,3% dos registros ocorreram dentro de casa. Números que revelam uma situação alarmante que é nosso dever combater”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Recentemente, o chefe de gabinete do deputado Cobra Repórter, Jefferson Abade, representando o presidente da Criai, participou de uma reunião com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, para tratar dos detalhes da 2ª edição do Seminário Interativo Paraná Consciente, que deve ocorrer na cidade. A 1ª edição foi realizada em novembro de 2019.

O evento reúne autoridades locais e estaduais para discutir, através de palestras, a violência contra a criança, o adolescente e o idoso, principalmente, no período de pandemia e pós-pandemia da Covid-19. O evento deve ser realizado no início do segundo semestre deste ano.

Disque Denúncia

O canal voltado a receber este tipo de situação é o 181. O Disque Denúncia é um programa de Estado desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade. Atende outras 53 naturezas criminosas, que são encaminhadas para diversos órgãos, resultando na prisão de criminosos e na apreensão de ilícitos (drogas, armas, produtos de contrabando), além de auxiliar na captura de foragidos da justiça e busca de pessoas desaparecidas, dentre outras inúmeras providências, unificando as forças de segurança em um sistema de informação anônimo e sigiloso.

Ao longo de 2021, o Disque Denúncia recebeu um total de 1.422 registros de violência contra crianças. Deste total, 338 foram referentes a abuso ou exploração sexual (23%). Em 2020, os registros totais foram de 1.577, e os de violência ou abuso sexual foram de 412 (26%).

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.