Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promove o Curso de Formação de Socorristas do Siate nas quatro sedes de macrorregiões do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. As capacitações iniciaram em 3 de setembro e têm duração de três meses, com aulas de segunda a sexta. São aulas teóricas e práticas, além de oficinas de simulação realística onde os alunos testam suas habilidades técnicas para atender emergências, especialmente traumas, baseados em situações reais.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, Beatriz Monteiro, foi um desafio assumir a responsabilidade de formação dos novos socorristas. “Contamos com apoio integral das coordenações médicas e de enfermagem dos Samus, regionais e Siates, que trabalham de forma complementar e integrada com a coordenação. O resultado é uma formação de alto nível dos bombeiros-socorristas, o que reverte em mais qualidade no atendimento ao cidadão” destacou Beatriz.

Em cada núcleo trabalham cerca de 15 coordenadores e instrutores em período integral durante os três meses de curso com objetivo de fortalecer e qualificar a formação dos bombeiros-socorristas do Estado do Paraná.

O corpo docente é composto por médicos e enfermeiros do Siate, dos Samus regionais, da Secretaria de Estado da Saúde e bombeiros militares. O coordenador de enfermagem do Núcleo de Curitiba, Anderson Ribeiro, explica que o objetivo da formação é preparar o profissional com um alto nível de exigência para oferecer atendimento qualificado às vítimas de acidentes.

“A seleção para estar aqui foi muito rígida, todos passaram por concurso interno, prova escrita e exames de saúde e físicos. O nível de exigência das simulações é bem alto, pois saindo daqui eles vão ter um contato direto com a população e precisam estar preparados para isso”, destacou o cabo Jonathan Lima Barbosa, um dos monitores do curso.

O Curso de Formação de Socorristas do Siate Curitiba acontece desde 1989. O objetivo é capacitar os bombeiros para o atendimento pré-hospitalar e tripular as ambulâncias do Siate da Região Metropolitana de Curitiba. A partir de 2018, a Secretaria de Estadio da Saúde assumiu a responsabilidade de multiplicar a proposta de integração da área de saúde junto com Bombeiros para a promoção dos cursos nas macrorregiões.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.