Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher, Cloara Pinheiro, foi eleita no dia 21 de fevereiro de 2024 como vice-presidente de Assuntos Políticos, na Comissão de Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

“Para mim é uma honra fazer parte da Comissão da Mulher e representar o Paraná na Unale. Meu intuito é priorizar políticas públicas para mulheres de todo o Brasil, mostrando as nossas leis sancionadas e também todo o trabalho realizado na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná para que sirva de exemplo para todo o país”, reforça a nova vice-presidente.

A escolha é feita todos os anos e fazem parte das comissões deputados estaduais de todo o Brasil, que são selecionados de acordo com a atuação de cada um. Além da Comissão de Mulher, existem também as que abordam outros assuntos, como: de Saúde, das Cidades, de Agricultura, de Apoio à Fauna, de Defesa do Consumidor, entre outras.

Comissão de Mulher (Unale)

Constituída em 2013, a Comissão de Mulher da Unale congrega a apresentação de projetos e políticas públicas em prol de todas as mulheres brasileiras. Nesta Pasta, a voz das parlamentares estaduais fortalece e objetiva a presença e a participação feminina na política do País. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as suas principais discussões.

“Temos reunião marcada nos próximos dias para apresentação de todos os membros. Vou trabalhar para que o combate a violência contra a mulher seja uma das nossas prioridades, com políticas públicas para as mulheres para que nós tenhamos nossos direitos garantidos”, complementa Cloara Pinheiro, nova vice-presidente de Assuntos Políticos, na Comissão de Mulher da Unale.

Na Comissão são desenvolvidas ações sequenciais para se estabelecer atitudes concretas de promoção da mulher no cenário político, econômico e social. Seminários, palestras, reuniões e campanhas estão entre elas. Com a integração de mulheres parlamentares e ativistas de todos os estados, a Comissão também trata de temas específicos, dentre eles, a inclusão social de mulheres indígenas, do campo, ribeirinhas e quilombolas, o planejamento familiar e o propósito profissional.

União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira.

A entidade prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população. Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Neste sentido, a Unale tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Por meio do conquistado reconhecimento nacional e internacional, a Unale valoriza o trabalho do parlamentar estadual, que exerce direta e indiretamente o poder do povo, sugerindo e acompanhando projetos e medidas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, que geram impactos na atuação do Poder Legislativo Estadual.

Raphael Augustus/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.