Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentou um projeto de lei na terça-feira (06), na Assembleia Legislativa, para instituir o “Dia Estadual da Gerontologia’’ e incluí-lo no Calendário Oficial do Estado do Paraná. Segundo o projeto de lei, o “Dia Estadual da Gerontologia’’ será realizado anualmente na semana que integra o dia 24 de março, data em que se comemora o “Dia Nacional do Gerontólogo e do Tecnólogo em Gerontologia’’.

“O objetivo principal é o reconhecimento dos profissionais que atuam na área contribuindo no estudo e aperfeiçoamento da qualidade do processo do envelhecimento humano, conscientizando sobre a sua importância destes profissionais e sobre o tema na promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas idosas”, explicou o deputado Cobra Repórter.

Entre os objetivos, estão: oportunizar um dia para a comemoração e valorização dos profissionais da gerontologia promovendo em instituições públicas e privadas, especialmente em estabelecimentos de educação e saúde relativos à área, no âmbito territorial do Estado do Paraná; conscientizar e informar a população acerca do papel fundamental e multidisciplinar dos profissionais da gerontologia na garantia da qualidade de vida das pessoas idosas; incentivar novas pesquisas e inovação no campo da gerontologia e outras áreas que compreendam o processo de envelhecimento humano; fortalecer políticas públicas no campo da gerontologia e de cuidado à pessoa idosa.

O projeto de lei estabelece ainda que o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênios e parcerias com entidades sem fins lucrativos, assim como parcerias público-privadas, para consecução das ações.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.