Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Apresentei o projeto de lei, na Assembleia Legislativa, para instituir o Programa DentalPet Paraná - A Saúde Bucal Animal para a realização de odontologia veterinária gratuita, objetivando, dentre outros, a remoção de tártaro e a profilaxia oral de animais domésticos”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), na segunda-feira (22).

Segundo o texto do projeto, a odontologia veterinária de que trata consiste na prestação de serviços de periodontia, incluindo, dentre outros, a limpeza dental, a remoção de tártaros, a remoção de placas bacterianas e de manchas superficiais, promovendo o polimento e a raspagem, todos mediante o prévio agendamento e, excepcionalmente, a extração dentária nas hipóteses de urgência e emergência.

“O Programa DentalPet Paraná será coordenado por intermédio do compartilhamento de obrigações entre as respectivas pastas governamentais responsáveis pela gestão do meio ambiente e do ensino superior, regulamentadas por decreto governamental, utilizando-se de estudantes do curso de Medicina Veterinária das universidades estaduais segundo os protocolos do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado Paraná”, explicou o deputado Cobra Repórter.

O Programa atenderá especificamente animais domésticos cujos proprietários, tutores ou cuidadores comprovem baixa renda através do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal ou Estadual, comprovando também domicílio ou residência no âmbito territorial do Estado do Paraná. Ele desenvolverá uma periodicidade objetivando a manutenção da saúde bucal dos animais, prevendo a cada ano a visita do DentalPet em todos os municípios do Estado do Paraná.

O deputado Cobra Repórter é um defensor da causa animal! Ele é um dos idealizadores do CastraPet, Programa Permanente do Governo do Estado de Esterilização Gratuita de Cães e Gatos; é autor da lei que criou o Julho Dourado, mês de conscientização sobre cuidados com os pets e prevenção de zoonoses; está solicitando a construção de hospitais veterinários regionais; quer delegacias para atendimento aos maus-tratos aos animais; fez um projeto de lei para instituir o programa de distribuição de ração para os animais das famílias de baixa renda e protetores, entre outros.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Aimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.