Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa (Criai), da Assembleia Legislativa, lamentou na terça-feira (03), e se diz indignado com a violência a qual foi submetida a jovem Mariana Ferrer, de Santa Catarina, durante audiência em que acusava o empresário André de Camargo Aranha de estupro.

A gravação da audiência, que ocorreu em setembro, foi divulgada hoje e revoltou a todos por conta a postura do advogado e do juiz que conduziu. "Foi uma verdadeiro desrespeito à jovem, uma humilhação. As mulheres não podem continuar sendo vítimas de violência e, mesmo quando buscam seus direitos continuam sendo humilhadas, a Justiça precisa acolher e não ser mais uma a apontar o dedo. Providências precisam ser tomadas", enfatizou o deputado Cobra Repórter.

O vídeo da audiência mostra o advogado do empresário, Claudio Gastão da Rosa Filho, mostrando fotos profissionais de Mariana e afirma que são "ginecológicas". Em certo momento ele afirma que "não gostaria de ter uma filha nesse nível".

Ele continua mostrando as imagens e ressalta: "Peço a Deus que meu filho não encontre uma mulher que nem você". Ela chora e rebate: "Gostaria de respeito, estou implorando por respeito, nem os assassinos são tratados da forma que eu estou sendo tratada".

A sentença que inocentou Aranha é do juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, que acatou a argumentação do Ministério Público de que houve "estupro culposo", quando não há intenção. O crime não está previsto na lei e abre jurisprudência inédita.

Segundo os autos divulgados ele não teria como saber que a jovem estava impossibilidade de consentir com o ato sexual e, por isso, teria agido sem "dolo". Ela relatou ter sido estuprada e ficado sem lembranças do ocorrido.

"Sou autor de um projeto de lei para instituir, em caráter permanente, a Força Tarefa de Defesa da Mulher de prevenção e combate aos crimes contra as mulheres integrada por representantes dos três Poderes do Estado e da sociedade civil", lembrou o deputado Cobra Repórter.

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, autorizou  a abertura de procedimento preliminar para investigar a conduta do juiz. O pedido foi feito por Henrique Ávilla, integrante do CNJ.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.