Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD)  acompanhou , na quarta-feira (11), a reunião da  Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) que teve a presença dos prefeitos dos 22 municípios que compõem a Associação e do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que fez importantes anúncios e uma  explanação dos investimentos e projetos de infraestrutura que o Governo do Estado está fazendo e vai fazer no Norte do Estado.

Sandro Alex afirmou que o Governo do Paraná vai duplicar o trecho da PR 445 entre os distritos de Irerê e Lerroville, que falta ser feito, já que a via está duplicada até Irerê e entre Lerroville e Mauá da Serra está em andamento. Também afirmou que o governador Ratinho Junior vai insistir que o Arco Leste entre na concessão do lote 3 do pedágio que deverá ir a leilão em breve. Para isso, os prefeitos da Amepar devem assinar um documento confirmando apoiando a obra.

“A visita do secretário trouxe boas notícias para a nossa região. A duplicação da PR-445 para nós é uma obra fundamental e melhor ainda, será duplicada pelo Estado, o fará com que o valor da tarifa seja de manutenção, ou seja, muito mais barata. Outra informação importante é que o governador vai  insistir no Contorno Leste, que é fundamental para o desenvolvimento da região Norte”, enfatizou o deputado.

Os prefeitos presentes vão avaliar a assinatura do documento em apoio ao Arco Leste, mas para isso querem avaliar antes o impacto na tarifa do pedágio, já que a obra faria o valor subir.  O presidente da Amepar, Sérgio Onofre, irá marcar uma próxima reunião, apenas com os prefeitos e deputados para decidirem se vão assinar o pedido ou não da inclusão dos contornos.

A execução dos projetos previstos nos Lotes 3 e 4, que compreendem a região Norte, tem um prazo de 30 anos, com um custo estimado de R$ 16,4 bilhões,  e incluem as seguintes obras:

Lote 03

Prazo de execução: 30 anos, extensão 570 Km, Obras do ano 3 ao 7, Valor 8,1 Bilhões.

BR-369

Interseções em desnível: entronc. Cont. De Arapongas (p/ Rolândia), entronc. Cont. De Arapongas (p/ Apucarana), entronc. Cont. De Apucarana (acesso a cidade) Contornos: Apucarana (leste)

PR-445

Duplicação: final pista dupla exist. A Warta

Vias Marginais – Cambé

Interseções em desnível: acesso parque industrial Cambé

Faixas adicionais: do entr. Pr-538 Londrina ao final da pista dupla existente

PR-323

Duplicação de 56,75 km: Warta – divisa PR/SP

Vias marginais: Sertanópolis

Interseções em desnível: entronc. Pr-160, entronc. Pr-437, acesso à coop. Belagrícola, acesso Sertanópolis e entronc. Pr-090

PR-170

Duplicação de 11,65 km: contorno de Apucarana (norte)

Interseções em desnível: entronc. Br-369 (p/ Cambira)

PR-090

Vias marginais: Sertanópolis

Lote 04

Prazo de execução: 30 anos, extensão 570Km, Obras do ano 3 ao 7, Valor 8,3 Bilhões.

BR-369

Vias marginais: Cornélio Procópio

Faixas adicionais: Jataizinho

Interseções em desnível: acesso Cornélio Procópio, acesso Jataizinho, ent. Pr-862 (cont. Norte Londrina), ent. Pr-986 (cont. Norte Londrina)

Contornos: norte Londrina

Pr-444

Interseções em desnível: acesso Arapongas, acesso res. Parque Monterrey (Arapongas), acesso parque ind. Zona norte (Apucarana)

Pr-986

Faixas adicionais: Rolândia

Pr-862

Faixas adicionais: Ibiporã

Interseções em desnível: entronc. Br-369 (Ibiporã), acesso estrada velha p/ Jataizinho, acesso ao bairro Henrique Alves Pereira (Ibiporã)

O secretário também anunciou investimentos na ordem de 992,8 milhões de reais, sendo: 22 convênios, 18 contratos de conservação de obra de arte especial, 2 contratos de segurança viária (PROSEG) e 4 contratos de obras.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.