Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Não ao Carnaval 2022! Ainda não é o momento de colocar em risco tudo o que construímos até aqui. Temos que colocar a vida em primeiro lugar! A nova variante que surgiu na África preocupa, o mundo é conectado e essa variante pode chegar em qualquer lugar. Todo cuidado é pouco”, disse o deputado Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, ontem (29). O deputado, na semana passada, protocolou, na Assembleia Legislativa, um requerimento solicitando ao governador Ratinho Junior o cancelamento do Carnaval do ano que vem.

 “A nova variante da Covid-19 é a Ômicron. Ela já chamou a atenção em todo o mundo por causa do alto número de mutações em comparação com as outras variantes. Outra preocupação é sobre a eficácia das vacinas já fabricadas e aplicadas sobre a variante”, destacou o deputado Cobra Repórter.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas. Por conta disso, diversos países do mundo, principalmente na Europa, já anunciaram restrições e proibições de voos vindos de alguns países da África.

Aqui no Brasil, os voos de seis países passaram a ser proibidos a partir desta segunda-feira. São eles: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No Brasil, ainda não foi registrado nenhum caso da Ômicron. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou o caso de um brasileiro que testou positivo para a Covid-19 após passar pela África do Sul, foco da nova variante Ômicron. Segundo o órgão, o passageiro desembarcou em Guarulhos no sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines. Ainda não há confirmação se o caso se enquadra na nova cepa do coronavírus.

Por medida de precaução, a partir desta segunda, o Governo Federal decidiu restringir e entrada de passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.