Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), representou a Assembleia Legislativa do Paraná na adesão dos estados do sul do Brasil ao Pacto Nacional pela Primeira Infância.

A solenidade foi na quinta-feira (19). Em decorrência das medidas sanitárias de contenção da pandemia de Covid-19, a adesão foi firmada de forma remota. A iniciativa, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promove seminários temáticos para sensibilizar profissionais do sistema de justiça sobre o Marco Legal da Primeira Infância. Além do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também participaram do evento online, que abriu o seminário da região sul.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador Ratinho Junior também participaram. “Temos que buscar sempre meios para garantir a segurança das nossas crianças e esse trabalho se dá em conjunto. Na condição de presidente da Criai, tenho trabalhado firmemente exigindo informações e rigor nas investigações de crimes contra crianças, organizado eventos para discutir a violência infantil, apresentado requerimentos, ofícios e também protocolei um Projeto de Lei para instituir, em caráter permanente, a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) de prevenção e combate aos crimes contra a criança, integrada por representantes dos três Poderes do Estado e da sociedade organizada”, destacou o deputado Cobra Repórter.

A Força-Tarefa Infância Segura, coordenada pela secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho, foi lançada em fevereiro de 2019 no Paraná, desenvolve ações integradas entre instituições que promovam a prevenção e o combate aos crimes praticados contra crianças e adolescentes. A iniciativa envolve outras áreas do Governo do Estado, como saúde, segurança pública, educação e assistência social, e fortalece a proteção contra todas as formas de violência infantil.

“Para nós, é uma alegria poder participar desse seminário. A adesão do Paraná ao pacto é uma prioridade do nosso governo desde o primeiro momento. Agradeço ao convite para participar dessa iniciativa, que consolida a nossa preocupação e nossa dedicação às ações de proteção às crianças, em especial na primeira infância”, disse o governador Ratinho Junior.

O Pacto Nacional tem como objetivos realizar um diagnóstico da situação de atenção à primeira infância na justiça em 120 municípios brasileiros; capacitar mais de 1,5 mil operadores do direito e 22 mil profissionais da rede de serviços; e disseminar boas práticas de atenção à primeira infância.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.