Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “O Julho Dourado surgiu através da Lei Estadual nº 19.472/2018 de minha autoria! Neste mês que está começando, queremos motivar a população para que reflita sobre o bem-estar dos animais de rua e animais domésticos de estimação (pets). Sou um defensor da causa animal e tenho vários projetos nesse sentido. Os animais não têm quem os defenda, não têm noção da maldade humana, por isso, é nossa responsabilidade cuidar, proteger e garantir que tenham seus direitos cumpridos. Ser abandonado e viver nas ruas não é uma escolha deles. Eles são vítimas! Se nós não fizermos nada por eles, quem irá fazer?”, disse o vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), nesta sexta-feira (01).

Entre as ações do Julho Dourado, estão previstos o pedido de uma ampla campanha em nível estadual nas emissoras de rádio e TVs; o envio de ofício a todas as prefeituras, câmaras municipais, organismos públicos e privados ligados aos animais solicitando ações; pedido que os prédios públicos municipais, estaduais e federais sejam iluminados na cor dourada à noite.

O deputado Cobra Repórter destaca ainda que o Centro Integrado de Denúncias 181 do Paraná recebeu 52.409 denúncias ao longo de 2021, segundo balanço da secretaria estadual da Segurança Pública. O documento indicou que a participação da população foi mais intensa contra o tráfico de drogas e maus-tratos a animais domésticos, que, juntos, somaram 28.213 denúncias, ou seja, 53,82%. Os casos de maus-tratos a animais domésticos ficaram em segundo lugar no ranking. Foram 10.921 denúncias recebidas, o que representa 20,8% do total em 2021. 

O deputado ressalta que é um defensor da causa animal com lei e projetos relacionados a este tema. Confira:

*é autor da lei “Julho Dourado”, um mês de reflexão sobre a saúde animal e contra o abandono;

*é um dos idealizadores do CastraPet, programa do Governo do Estado de esterilização gratuita de cães e gatos; 

*tem projeto um de lei que propõe a obrigatoriedade de prestação de socorro a animais quando atropelados por condutores de veículos automotores nas ruas, rodovias e demais vias públicas, ficando sujeito às sanções do código penal;

*trabalha para a implantação de um Hospital Regional Público Veterinário em Londrina;

*tem um projeto de lei tramitando para instituir o serviço permanente de denúncia de violência via número de whatsapp ou telegram em todo o Paraná, o “S.O.S Animal”;

*apresentou um projeto de lei para a criação do “Programa Ração PET do Paraná”, entre outros.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.