Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou nesta terça (12) na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 457/2019, que garante aos portadores de insuficiência renal crônica a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O projeto de lei altera o inciso V, do artigo 14, da Lei nº 14.260, de 22 de dezembro de 2003, (clique aqui e veja a lei), para estender o benefício aos renais crônicos. Hoje ele é concedido aos portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, e síndrome de down.

Na justificativa, o deputado ressalta que o Paraná é um dos poucos Estados da Federação que não concede isenção de IPVA a pessoas com deficiência renal grave/crônica. "No Paraná, não existem leis beneficiando os doentes renais crônicos. Este será um primeiro passo para que mais benefícios sejam garantidos a eles", afirmou Cobra Repórter.

O deputado destaca que a doença renal crônica é um importante problema médico e de saúde pública e que dados recentes mostram que no Brasil, pacientes mantidos em programa crônico de diálise mais que dobrou nos últimos oito anos. Além disso, o tempo em que o portador da doença precisa do tratamento de hemodiálise é, em geral, de quatro horas, três ou quatro vezes por semana.

"Neste sentido, a isenção do IPVA é fundamental, pois o uso do veículo é um instrumento de defesa e manutenção da vida do paciente", finaliza.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Deputado Cobra Repórter - Foto: Dálie Felberg/Alep

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.