Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, na terça-feira (28), um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando a criação da secretaria estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A proposta é baseada na reforma administrativa iniciada pelo governador Ratinho Junior.

“O objetivo é priorizar a população idosa do Paraná, que, hoje, não é adequadamente atendida pela estrutura administrativa. A reforma colocou os idosos em um papel secundário: antes, subordinados à secretaria estadual de Justiça, Família e Trabalho, e, agora, fazem parte da secretaria estadual da Mulher e Igualdade Racial. Essa abordagem tem sido percebida como uma omissão e falta de respeito à população idosa, que representa um terço da população do estado”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter, que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná.

A proposta visa estabelecer uma nova secretaria que seria responsável por desenvolver políticas, programas e planejamento orçamentário para proteger os direitos dos idosos. Essa secretaria trabalharia em conjunto com organizações governamentais e não governamentais, garantindo uma abordagem coordenada para atender às necessidades da população idosa.

A criação da secretaria estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, segundo o deputado, avançaria ainda mais no compromisso do estado em priorizar as necessidades desta população. A proposta também garantiria que o estado cumprisse as políticas Nacional e Estadual para a defesa dos idosos, fortalecendo a proteção de seus direitos.

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, que representa a população idosa na sociedade civil, apoia a criação dessa secretaria específica. “É importante reconhecer que a população idosa continuará a crescer, tornando essencial estabelecer uma estrutura administrativa modernizada e eficiente para atender às suas necessidades. A iniciativa proposta tem o potencial de tornar o Paraná um líder nacional no tratamento dos idosos que poderia garantir um futuro mais saudável e sustentável para todos os residentes do estado”, disse o deputado estadual Cobra Repórter.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimip

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.