Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Defendo que todos os pré-candidatos a prefeitos no Paraná se comprometam a reservar recursos nos orçamentos municipais para programas envolvendo a proteção e garantias dos direitos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. E esse comprometimento precisa constar dos planos de governo dos candidatos. A população tem que estar atenta a isso também”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Na opinião do deputado, todos os Governos têm a obrigação de priorizar recursos para aplicação em obras, serviços, equipamentos e ações que garantam os direitos e a vida plena dessa população mais vulnerável.

“Portanto, estamos lançando a Campanha de Conscientização dos candidatos a prefeito nas Eleições 2020. A intenção é que se comprometam a reservar nas Leis de Diretrizes e nos orçamentos anuais de cada município recursos para essa população. Os gestores municipais precisam efetivamente executar os gastos em favor dos nossos vulneráveis. Fui reeleito presidente da Criai e vamos intensificar esta campanha para todos os pré-candidatos, independente de partidos”, explicou Cobra Repórter.

Recentemente, o deputado, no intuito de fortalecer ainda mais o trabalho do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA/PR), apresentou uma emenda aditiva ao Projeto de Lei nº 248/2020 de Diretrizes Orçamentárias para incluir as diretrizes votadas no Conselho. “Fui procurado pela atual presidente do CEDCA/PR, Angela Mendonça, que apontou essa necessidade para incluir, pela primeira vez na história do Paraná, prioridades sugeridas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no ciclo orçamentário, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explicou o deputado Cobra Repórter.

O deputado estadual Cobra Repórter, que também é vice-líder do Governo na Alep, aproveitou ainda para destacar que o bom exemplo do Governo Estadual: o Paraná é um dos primeiros Estados do Brasil a adotar o Orçamento Criança! O documento vai assegurar a aplicação de recursos estaduais na execução das políticas sociais públicas nas áreas de proteção e desenvolvimento da infância e adolescência, com a identificação dos programas, projetos e atividades que farão parte do planejamento orçamentário, que deverá ser implementado até dezembro de 2022.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, ressaltou que a previsão de recursos vai atender com prioridade os programas de promoção e garantia de direitos para crianças e adolescentes. A implantação do Orçamento Criança garante a efetivação do exercício pleno dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes no orçamento público estadual.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.