Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Garantir o fornecimento diário de leite aos idosos de baixa renda no Paraná, contribuindo com reforço na alimentação, reposição de nutrientes e vida saudável. É o objetivo do projeto de lei do deputado estadual Tercilio Turini, incluindo no programa Leite das Crianças (lei 16.385/2010) as pessoas acima de 60 anos com renda mensal de até um salário mínimo regional (R$ 1.617,00).

"O envelhecimento acarreta alterações orgânicas, perdas de nutrientes e as decorrentes fraquezas, que podem ser supridas com a ingestão de alguns alimentos. O leite é um deles, pela quantidade de cálcio, vitaminas, ácido fólico e zinco, por exemplo, que colaboram na reposição de nutrientes no organismo de pessoas idosas", argumenta o médico e deputado.

Tercilio Turini sustenta que crianças e idosos estão nos extremos das faixas etárias que merecem atenção especial por serem mais suscetíveis às fragilidades do organismo e das circunstâncias do convívio social. "Na infância e na terceira idade é fundamental reforçar os sistemas de defesa. São fases da vida em que os cuidados devem ser redobrados", afirma.

O deputado lembra que o cálcio do leite contribui no fortalecimento muscular e ósseo, ajudando a minimizar o problema do enfraquecimento físico. "Especialistas também indicam o consumo diário de leite pelos idosos como forma de se evitar a desidratação, pois é comum que deixem de consumir água", acrescenta.

O projeto de lei prevê o cadastramento dos idosos pelo Poder Público em parceria com entidades, definindo assim o público a ser atendido. Alguns municípios do Paraná inclusive já distribuem a pessoas acima de 60 anos o excedente do programa Leite das Crianças.

"É uma medida de grande alcance social e de proteção da terceira idade. Muitos idosos vivem em situação de vulnerabilidade, com renda bem abaixo do necessário. O fornecimento do leite ajudará no orçamento dessas pessoas, além de assegurar complementação alimentar e nutricional", destaca o deputado estadual Tercilio Turini.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.