Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná ficou lotado na terça-feira (30) durante sessão solene em reconhecimento ao trabalho das Apaes e escolas especiais do Paraná. O evento contou com a presença de diversos parlamentares que enalteceram o trabalho dessas entidades no atendimento de mais de 40 mil pessoas com deficiência em todo o estado.

Ao abrir o evento, o presidente da Alep, Deputado Ademar Traiano, lembrou a aprovação da lei “Todos Iguais pela Educação”, em 2012, que equipara as escolas especiais às escolas da rede estadual de ensino, garantindo o acesso a programas e recursos. “Esta lei autoriza o Governo do Estado, na sua plenitude, a aplicar aquilo que é de direito de todos os apaeanos. Dá direito à sala de aula, reforma, material escolar, assim como todos os alunos da rede pública do Paraná. A lei é fundamental para darmos igualdade, isonomia no tratamento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla", afirmou.

Presente na solenidade, o senador Flávio Arns ressaltou a importância do apoio dos deputados para garantir o cumprimento da lei para que as escolas especiais voltem a ter tranquilidade. “Chega de incertezas e inseguranças. A lei que aprovamos aqui garante tudo isso. Pedimos o apoio de todos para que a lei seja cumprida. É só isso que as escolas querem. Cumpra-se a lei”, apontou.

O presidente da Federação das Apaes do Paraná, Fernando Meneguetti, falou do trabalho desenvolvido pelas 346 escolas filiadas à entidade. “Precisamos de recursos que sejam distribuídos a todas as entidades e que atendam o que realmente é necessário para um serviço de qualidade”, disse.

Para o deputado Evandro Araújo, que propôs a sessão, as demandas das escolas precisam estar contempladas no orçamento estadual. “A causa é de todos. Temos aqui todos demandas reprimidas de maneira urgente, emergencial. Que a Apae esteja dentro do nosso orçamento, já há grande abertura do Governo do Estado neste sentido”, destacou.

O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, falou da disposição do Executivo em atender as demandas das escolas. "Como gestores, é nosso dever garantir que a legislação e políticas públicas saiam do papel para que pessoas com deficiência e seus familiares recebam o atendimento que merecem”, afirmou.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede) e diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Côrtes, lembrou o compromisso assumido pelo governador Ratinho Junior em dar andamento à renovação do convênio com as entidades. “Todo o governo está disposto a fazer o melhor e vamos acompanhar de perto essas tratativas”, reforçou.

Apaes no Paraná

Presentes em quase todos os municípios do Paraná, as Apaes e escolas especiais são responsáveis pelo atendimento de mais de 40 mil alunos com deficiência intelectual e múltipla. No Paraná, são reconhecidas como escolas de educação básica, na modalidade de educação especial, atuando em parceria com o governo estadual há mais de 30 anos.

Nos últimos anos, as escolas especiais viram seus recursos congelados e vêm enfrentando diversas dificuldades em relação à cessão de professores e profissionais, além de sofrerem cortes de repasses para aquisição de merenda escolar e materiais. As escolas também reivindicam mais apoio nas áreas de saúde e assistência social.

Ana Santos/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.