Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) está implementando a modalidade de ensino a distância (EAD) para cursos de reciclagem, voltados a condutores penalizados com a suspensão do direito de dirigir ou cassação do documento de habilitação, e também para curso preventivo.

Até o dia 1º de setembro o Detran estará apto para oferecer aos condutores paranaenses o curso de reciclagem e preventivo na modalidade à distância. “O processo de credenciamento vem sendo rigoroso em função da importância em se proteger os dados pessoais dos alunos”, afirma o diretor geral Marcello Panizzi.

As empresas ou instituições interessadas em ofertar o serviço de curso de reciclagem à distância, deverão cumprir 3 etapas:

I - Procurar o Denatran, que é órgão responsável pela homologação e credenciamento, conforme previsão expressa na Resolução nº 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

II - Após concluído o credenciamento a empresa e/ou instituição homologada deve se manifestar formalmente ao Detran do Paraná, apresentando o requerimento específico, acompanhado dos seguintes documentos: Portaria de homologação junto ao Denatran sob as regras da Resolução nº 730/2018 e Cartão do CNPJ da empresa/instituição de ensino.

III) - Fazer os testes junto ao Detran para a integração sistêmica, o que garante a segurança do fluxo das informações. Será disponibilizado pelo Departamento uma chave de acesso com informações fictícias, as quais a empresa e/ou instituição irá testar o envio das informações. Se a fase-teste tiver resultado positivo, o Detran emite o atestado de conformidade técnica para a empresa e/ou instituição.

O Curso

A portaria a ser emitida pelo Detran regulamentará os procedimentos a serem cumpridos pelos condutores penalizados com suspensão do direito de dirigir ou cassação do documento de Habilitação para iniciar o processo.

Após concluído o curso EAD o aluno, certificado pela empresa ou instituição, deve fazer obrigatoriamente uma prova eletrônica com duração de 50 minutos, composta por 30 questões de múltipla escolha.

A prova pode ser em qualquer Ciretran, desde que haja vaga disponível para sua realização. O valor da taxa para a prova é de R$ 48,74. Devidamente reajustada anualmente pelo IPCA.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.