Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná foi o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades no ranking Connected Smart Cities 2022. Curitiba lidera o ranking. Pato Branco, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Apucarana, Ponta Grossa, Pinhais e Guarapuava também estão entre as 100 primeiras cidades mais conectadas e inteligentes do país.

Através de um projeto de lei de iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (União), o município de Pato Branco foi reconhecido como sendo a Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná, através da lei 20.363, de 27 de outubro de 2020, sancionada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

A proposição insere a comemoração no Calendário de Eventos Turísticos do Paraná, durante a Semana da Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro.

A condecoração é um justo e merecido reconhecimento dos Poderes Públicos do Paraná, tanto do Executivo quanto do Legislativo, à cidade que se destaca pela pujança, pelo polo tecnológico e na educação, além de ter sido pioneira em 2013, com a criação da primeira Secretaria municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, descreveu o parlamentar na justificativa da matéria.

 “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná um estado cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses no ranking Connected Smart Cities demonstra que estamos no caminho correto”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

Meio Ambiente

O Paraná conta com quatro municípios entre os 10 melhores colocados na categoria Meio Ambiente. Francisco Beltrão, no Sudoeste, ficou na quarta posição. Em sexto, sétimo e oitavo lugar estão Pato Branco (Sudoeste), Umuarama (Noroeste) e Curitiba, respectivamente.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.