Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O número de doações de sangue cresceu em todo o Paraná nas duas primeiras semanas deste ano, informa o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). De acordo com o farmacêutico Paulo Hatschbach, que atua no órgão, o aumento começou ainda nos feriados de final de ano, quando foi feito um apelo à população para que não deixasse de doar. “E os doadores corresponderam”, afirma.

Nos primeiros quinze dias de janeiro as doações chegaram a 6.502 em todo Estado. No mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações – uma alta de 3,9%. O ideal para manter os estoques são 16 mil doações por mês. Neste período de férias, em especial, as doações são fundamentais já que o número de acidentes nas estradas costuma crescer.

“A população atendeu nosso apelo, e no momento temos estoque suficiente para os 385 hospitais do Paraná. Esperamos que as pessoas continuem doando para que possamos atender a demanda e salvar vidas”, destaca Hatschbach.

As doações podem ser feitas em qualquer posto de atendimento do Hemepar em todo Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e a presença do responsável legal.

Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres três vezes em um ano, com intervalos de 90 dias.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.