Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, que se despede da capital paranaense e retorna ao seu país de origem. Richa destacou o bom relacionamento com o Consulado e as parcerias do Estado com o Japão. 

O Paraná é estado-irmão da província de Hyogo e quatro municípios paranaenses mantêm relações de co-irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina de Nishinomiya; Maringá de Kakogawa; e Paranaguá de Awaji-shi. 

A visita do príncipe Akishino ao Paraná, em outubro de 2015, foi o ponto alto dessa relação de amizade, ressaltou Richa. “Foi um momento histórico. Nós, paranaenses, temos uma relação muito profícua com o povo japonês, que deu uma contribuição valiosa para a formação de nosso Estado, tanto culturalmente quanto pela força de seu trabalho”, disse. “Só temos a agradecer ao cônsul Toshio Ikeda pela importante parceria nestes quase três anos em que ele esteve em Curitiba”, afirmou o governador.

Ikeda assumiu o Consulado Geral do Japão em Curitiba em abril de 2014. Neste período, participou de importantes eventos junto com o Governo do Estado. Além da visita do príncipe japonês em comemoração pelos 120 anos de relações entre os Brasil e Japão, também ajudou a organizar os eventos referentes aos 45 anos de irmandade entre o Paraná e Hyogo, em agosto de 2015. 

Na ocasião, o Paraná recebeu uma comitiva com mais de 80 pessoas liderada pelo governador da província, Toshizo Ido.

“Junto aos laços de amizade, a parceria econômica entre o Paraná e o Japão é também muito forte”, lembrou o cônsul-geral. “O Paraná tem um relacionamento muito importante com a província de Hyogo. Além disso, temos mais de 20 empresas japonesas instaladas aqui, que contribuem com o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou Ikeda.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.