Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Irrigar hortaliças e legumes no período da noite é hoje um bom negócio para milhares de agricultores paranaenses. Para as famílias inscritas no programa Tarifa Rural Noturna, da Copel, a energia consumida entre as 21h30 e 6h da manhã tem 60% de desconto, incluindo os fins de semana e feriados.

No Paraná, são 11.520 propriedades rurais enquadradas nesta situação, que atende também empreendedores da avicultura e suinocultura, entre outras atividades características da zona rural. Este número é praticamente o dobro dos inscritos três anos atrás, e a participação é crescente - somente em 2017, cerca de 500 produtores optaram pela medição diferenciada da energia utilizada no horário noturno.

Para o presidente da Copel, Antonio Sérgio Guetter, o programa incentiva a produção agropecuária e torna mais eficiente o sistema elétrico como um todo. “Nesta faixa de horário com menor nível de consumo, conseguimos ofertar um benefício que incentiva o produtor e garante o desenvolvimento das famílias”, afirma.

Quem já aproveita o desconto tarifário conta as vantagens do programa, como é o caso do produtor Renan Hideki, do distrito de Bratislawa, em Cambé. Há mais de 20 anos na mesma área de terra, a família planta chuchu, repolho e milho, variedades que demandam água diariamente.

“Faltando a chuva, tem que irrigar, e o consumo de água e energia é grande”, explica o agricultor. Com a inscrição na Tarifa Rural Noturna, ele afirma que a família tem conseguido uma diferença significativa na conta de luz, principalmente nos períodos mais secos.

A mesma situação vive a produtora Valdevina Aparecida Rodrigues, do distrito de Guaravera, em Londrina. Plantando abóbora, milho verde, acelga e couve-flor, ela consegue o sustento da família comercializando a produção através da Central de Abastecimento (Ceasa).

Valdevina elogia a rapidez no atendimento ao pedido para aderir ao programa da Copel, que vem ajudando a fechar as contas. “Deu bastante diferença e para nós foi bom porque a renda aqui é difícil”. Ela conta que após o enquadramento, há mais de dois anos, mudou os hábitos e transferiu a irrigação para o período de energia mais barata.

O Programa

O Tarifa Rural Noturna funciona desde 2010 e se estenderá pelo menos até o fim de 2018. Podem ser enquadrados consumidores rurais atendidos em baixa tensão, inclusive cooperativas de eletrificação rural com disjuntor menor ou igual a 200 ampères.

Ao aderir à tarifa rural noturna, o produtor arca apenas com o custo da adequação da instalação elétrica interna e da entrada de serviço, quando necessário. Assim, é importante avaliar se o investimento terá retorno econômico-financeiro até o final do programa, a partir do valor economizado com o deslocamento do consumo para o período noturno.

Rakelly Calliari Schacht/Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.